Empresas de rochas já podem se inscrever em programa de qualificação para exportação

  • Home
  • Notícias
  • Empresas de rochas já podem se inscrever em programa de qualificação para exportação

Um dos estados brasileiros com maior grau de abertura econômica, o Espírito Santo também é protagonista nas exportações nacionais de rochas ornamentais. Tendo em vista a vocação natural do Estado para o comércio exterior, foi lançado no dia 13 de junho novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O presidente do Centrorochas, e vice-presidente do Sindirochas, Tales Machado, participou do evento realizado na Findes, em Vitória.

O programa será executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em tempo, o Centrorochas e a ApexBrasil são parceiros na execução do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone programa de incentivo às exportações setoriais.

Qualificação gratuita

Qualquer empresa que queira exportar um produto ou serviço poderá participar do ciclo 2023-2025 do PEIEX. Presente no evento, a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, explicou que o objetivo do PEIEX é transformar as empresas em exportadoras regulares. “Vamos trabalhar com empresas que nunca exportaram; com aquelas que já exportam, mas podem atingir novos mercados; ou as que exportam, mas ainda com pouca frequência. Trabalharemos com indústria, agronegócio, cooperativas e também com o setor de serviços”, disse.

No total, são 150 vagas disponíveis para empresas que desejam receber uma mentoria e um plano de exportação exclusivo para entrar no mercado internacional.  As inscrições já estão abertas! Basta enviar um e-mail para peiex.iel@findes.org.br

O evento de lançamento contou com a presença do vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, do vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, do gerente regional da ApexBrasil, Gustavo Esperandio, do gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto, do gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, dentre outros empresários e autoridades.