O presidente do Centrorochas, Tales Machado, que também é vice-presidente do Sindirochas, participou, no dia 28 de julho, de reunião no Centro de Tecnologia Mineral – Núcleo Regional do EspÃrito Santo – Cetem/NRES, em Cachoeiro de Itapemirim, para tratar de assuntos relacionados à evolução da normatização para uso do Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (FIBRO).
FIBRO é a denominação estabelecida para os resÃduos produzidos pelas indústrias do setor, quando do processo de beneficiamento das rochas ornamentais. O Sindirochas busca alternativas para que sua utilização realizada de maneira normatizada e não apenas em casos excepcionais. A regulamentação possibilitará maior segurança aos técnicos envolvidos na análise e liberação dos projetos que envolvam o saudável aproveitamento do resÃduo gerado pelo segmento. Segundo Tales, a ideia é que o projeto seja expandido para todo o paÃs, assim que estiver concluÃdo no EspÃrito Santo, maior estado exportador do paÃs.
O encontro contou ainda com a presença da equipe técnica do Sindirochas: o diretor executivo, Celmo de Freitas; a assessora institucional, Alanna Almeida, e os consultores, Michel Rabbi e o professor Alexandre Bahiense. Por parte do Cetem estavam a Drª Monica Gadioli, o pesquisador e coordenador a unidade do Cetem/NRES, Leonardo Lyrio, dentre outros pesquisadores do núcleo.
Na foto, nas mãos dos pesquisadores é possÃvel ver produtos (lajota, telha e tijolo) produzidos com o uso do FIBRO.
Veja também
Missão à Austrália reforà ...
5 de dezembro de 2024
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024