
Instituído pelo Governo Federal há 54 anos, o Imposto de Importação, mais conhecido como Drawback permite desonerar tributos de importação, desde que pactuado ao compromisso de exportação (Decreto-Lei n. 37, 1966). Hoje regulado pela Portaria SECEX nº 23, de 14 de julho de 2011, o regime de drawback apresenta as modalidades de isenção, suspensão, restituição integrado (que permite não só a desoneração de tributos para a aquisição de insumos importados, mas também para aqueles adquiridos no mercado interno), não sendo esquecido o drawback intermediário.
Com o intuito de levar conteúdo de valor para seus associados, nesta sexta-feira, 17 de julho, o Centrorochas e o Sindirochas realizaram a webinar “O drawback no setor de rochas ornamentais”. Para debater sobre o tema foram convidados três especialistas no assunto, o professor, consultor especializado em Comércio Exterior e Auditor Internacional BASC pela World Basc Organization, Walter Thomaz Jr, o gerente Comercial da Speed Despacho Aduaneiro, Bruno Marques e o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Jaci Alves de Souza Junior.
O presidente do Sindirochas, Tales Machado, fez a abertura do evento que reuniu mais de 100 participantes entre empresários, profissionais de área técnica, prestadores de serviços no setor de rochas, auditores fiscais, entre outros. De forma on-line eles puderam tirar suas dúvidas sobre o benefício exclusivo para exportação. Em sua apresentação, o professor Walter fez um panorama sobre os processos de exportação e frisou a importância da proximidade entre o contribuinte e a aduana. “O instrumento do drawback é um incentivo fundamental para exportação, mas tem que ser bem utilizado para não virar um pesadelo para o exportador. O contribuinte precisa estar próximo da aduana, essa relação de parceria é fundamental, assim como o uso correto de todo o processo”, afirmou.
O representante da Speed, Bruno Marques detalhou sobre as modalidades do drawback e compartilhou um pouco dos seus 17 anos de experiência na área. “Entre as dúvidas que mais recebemos no dia a dia estão as relacionadas com as quantidades, as unidades de medidas explicativas. Destaco que existe uma média nacional quanto ao índice de consumo de insumos, mas é possível que cada empresa apresente seu laudo para aplicação dos índices vinculados à sua realidade de produção”, pontuou.
O auditor da RFB, Jaci Alves, apresentou o papel da aduana e a evolução histórica dos processos relacionados ao drawback. “Nossos registros mostram um número cada vez mais reduzido de empresas que não cumprem o ato sucessório”, afirmou.
A participação dos painelistas contou com mediação da superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani. O executivo do Centrorochas e Sindirochas, Celmo de Freitas, coordenou o bate-papo com as perguntas enviadas pelos ouvintes.
Perdeu a live? Assista ao vídeo completo clicando aqui.
- Baixe o arquivo da apresentação do professor Walter Thomaz Jr.
- Baixe o arquivo da apresentação do auditor da RFB Jaci Jr.
Assessoria especializada
Parceira do Centrorochas e Sindirochas, a Speed Despacho Aduaneiro está à disposição.
Telefone: 27 3222-5900 | diretoria@speed-es.com.br
Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025