
Conferência online reuniu representantes de mais de 40 empresas do setor de rochas ornamentais
O Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras e o Mapa de Oportunidades focado nos Estados Unidos desenvolvidos pela Apex-Brasil foram tema da webinar realizada pelo Centrorochas e Sindirochas nesta quinta-feira, 06 de agosto. Além de identificar oportunidades para as exportações brasileiras, os mapas de oportunidades da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos mostram potenciais riscos de mercado e o posicionamento estratégico por mercado de produtos já exportados.
A Analista de Negócios Internacionais da Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Carla Carvalho, foi a painelista convidada e apresentou as ferramentas mostrando os caminhos que as empresas devem seguir na hora de buscar oportunidades no mercado internacional e fez simulações de pesquisas com base em casos concretos utilizando códigos SH’s específicos do setor de rochas. Esses códigos são parte do sistema de classificação internacional de mercadorias e fazem parte da base de dados das ferramentas.
O presidente do Centrorochas, Frederico Robison, participou do evento e destacou a importância de os exportadores trabalharem com informações reais. “A ferramenta é muito boa e bem abrangente, essencial para todo o setor trabalhar com informações mais precisas em seu planejamento estratégico”, afirmou.
A realização de eventos para disseminação de conteúdo técnico foi lembrada pelo presidente do Sindirochas, Tales Machado. “Estou feliz com realização deste evento: rico em informações técnicas e focado em uma ferramenta que pode ajudar muito as empresas do setor de rochas a expandirem seus negócios”, completou.
Saiba mais
Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras – a plataforma conta com 101 países mapeados em todos os continentes. Tais países foram incluídos tendo em vista a presença de SECOMs (Setores de Promoção Comercial) localizados em Embaixadas e Consulados ao redor do mundo. Assim, a inserção dos novos países, evidencia o alcance e capacidade da parceria Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores: fornecer, na ponta, assistência a empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil ou importar produtos ou serviços brasileiros e gerar inteligência para a sua tomada de decisão.
Mapa de Oportunidades focado nos Estados Unidos – Os Estados Unidos estão há muitos anos entre as primeiras posições dos principais parceiros comerciais. Estados diferentes importam produtos diferentes e o conhecimento dessas especificidades aumentam as chances de sucesso de iniciativas de exportação voltada aos EUA.
Assista à webinar
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025