Setor de rochas surpreende Apex-Brasil com participação recorde de empresários em ranqueamento setorial

  • Home
  • Notícias
  • Setor de rochas surpreende Apex-Brasil com participação recorde de empresários em ranqueamento setorial

O engajamento dos empresários do setor de rochas na elaboração do novo Projeto Setorial chamou a atenção dos representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) durante reunião nesta terça-feira, 26 de janeiro, para definição do ranqueamento de países-alvo que fará parte do projeto a ser submetido à avaliação da agência para promoção do segmento no mercado internacional nos próximos dois anos. O encontro contou com participação ativa de mais de 50 exportadores brasileiros de rochas ornamentais que, liderados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), contribuíram de forma assertiva para definição dos países.

 

“Um ranqueamento de mercados com mais de 50 empresas participantes é algo inédito para nós. Apesar de já apoiarmos o setor há muito tempo, é como se estivéssemos começando agora, ouvindo as análises qualitativas dos empresários”, frisou o coordenador de projetos da Apex-Brasil, Paulo Roberto Silva.

 

O processo é liderado pelo Centrorochas junto a empresas do segmento em todo território brasileiro e outras lideranças do setor. A reunião marcou a última fase para conclusão do projeto que será submetido à avaliação da Apex-Brasil e contou com participação de membros das gerências comerciais e de inteligência de mercado, que integram a Diretoria de Negócios da agência, além de vários empresários do arranjo produtivo.

 

Novo momento

Detentor do maior convênio com a agência nacional, o setor de rochas brasileiro iniciou no final de 2019 um trabalho para revisão do processo de apoio ao segmento e elegeu o Centrorochas como representante nacional. Desde o ano passado, a entidade fortaleceu o processo de mobilização empresarial para construção do projeto setorial com participação ativa dos empresários e aderente aos anseios do segmento.

 

Priorização de mercados

Os participantes da reunião acompanharam atentos à apresentação pelo analista de inteligência de mercado da Apex-Brasil, Rodrigo Octávio Curvello Wutke, do amplo estudo técnico realizado sobre os mercados prioritários do setor de rochas no mundo. A partir dos dados quantitativos em uma ampla análise em mais de 40 países, as empresas presentes tiveram oportunidade de expor suas percepções e vivências mercadológicas para definição de lista prioritária e, finalmente, votação entre os países-alvo em cada frente pré-definida: chapas polidas, blocos e materiais acabados.

 

De posse das três listas distintas, a próxima etapa é uma análise interna conjunta entre as equipes técnicas da Apex-Brasil e Centrorochas para definição de oito a 10 países que irão nortear as ações do projeto setorial.

 

Apex-Brasil/ Projeto Setorial

A agência trabalha para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Atuação: qualificação empresarial, estratégia para internacionalização, promoção de negócios e imagem, atração de investimento e inteligência de mercado.

 

Os projetos setoriais são parcerias realizadas entre a Apex-Brasil e entidades representativas com o objetivo de apoiar as atividades de desenvolvimento da capacidade exportadora das empresas, contribuindo assim para a promoção da indústria brasileira no mercado externo. 

Tags: