Associados ao Centrorochas tiveram uma visão privilegiada das instalações do futuro Porto da Imetame, em Aracruz, no Espírito Santo. Realizada no dia 06 de maio, a visita ofereceu uma oportunidade única de testemunhar a iminente transformação na logística regional e nacional que a conclusão desta obra promete trazer, aumentando a expectativa para empresas capixabas de viverem dias melhores com relação a logística portuária.
Com infraestrutura moderna e tecnológica, o Porto demonstra apetite para se consolidar como um hub logístico de importância nacional e internacional, prometendo eficiência e agilidade no fluxo de cargas, sobretudo para o segmento de rochas naturais. Durante a visita, os participantes foram recepcionados pelo fundador do Grupo Imetame, Etore Cavallieri, e apresentados ao projeto por Cláudio Melim, coordenador comercial da Imetame Logística Porto, com participação de Gilson Pereira, CEO do grupo, e Anderson Carvalho, diretor operacional.
A magnitude da obra e sua impressionante capacidade para acomodar navios de grande porte foram um dos pontos de admiração. A visita reuniu o presidente do Centrorochas, Tales Machado, o superintendente Giovanni Francischetto, empresários e representantes de empresas associadas à entidade nacional, além do presidente do Sindirochas, Ed Martins, do deputado federal Evair de Melo, e da assessora de comunicação Karina Porto Firme.
O Porto da Imetame nascerá preparado para receber navios de até 14.000 TEUs e terá um calado de 17 metros de profundidade, com chance de chegar a 25 metros. Essa profundidade prevista tornará o local capaz de receber os maiores navios em operação no Brasil, estabelecendo-o como um ponto crucial nas rotas marítimas internacionais.
Dez simulações de manobrabilidade já foram realizadas na USP, com participação da Marinha e Praticagem-ES, sendo a última em outubro de 2023. Foram considerados os seguintes modelos de navios: Graneleiro – Capesize (L 300m X B 50m X D 15m); Navio Tanque – Suezmax (L 276 m X B 48 m X D 16m); e Petroleiro – VLCC (L 340m X B 60m X D 21m).
Com uma área total de 1 milhão de metros quadrados e 100% licenciado, o Porto da Imetame possui um extraordinário potencial para ser hub do transporte marítimo, oferecendo vantagens logísticas consideráveis, como menor distância náutica entre o Mercosul e a Ásia. Sua localização estratégica, apoiado por uma extensa malha rodoviária que inclui rodovias federais, estaduais e um contorno em Aracruz, garante uma integração multimodal eficiente e promissora.
ZPE Aracruz
Prevê-se ainda a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), área destinada à instalação de empresas que produzem bens ou serviços que serão comercializados no exterior e podem ser vendidos no mercado interno. A ZPE também é considerada zona primária para controle aduaneiro. As empresas presentes nesta área possuem acesso a tratamentos tributários, de câmbio e ainda administrativos específicos de regime.
Entre os diversos benefícios para implantação e operação estão isenção de Imposto de Importação, IPI (Import. e Interno), PIS (Import. e Interno), COFINS (Import. e Interno), ICMS e AFRMM.
Baixe agora a apresentação e confira mais benefícios e detalhes sobre o projeto. Clique aqui.
Confira, neste outro link, vídeo institucional sobre o Porto da Imetame. Clique aqui!
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024