Porto da Imetame: expectativa de dias melhores para as exportações de rochas naturais

  • Home
  • Notícias
  • Porto da Imetame: expectativa de dias melhores para as exportações de rochas naturais

Associados ao Centrorochas tiveram uma visão privilegiada das instalações do futuro Porto da Imetame, em Aracruz, no Espírito Santo. Realizada no dia 06 de maio, a visita ofereceu uma oportunidade única de testemunhar a iminente transformação na logística regional e nacional que a conclusão desta obra promete trazer, aumentando a expectativa para empresas capixabas de viverem dias melhores com relação a logística portuária.

Com infraestrutura moderna e tecnológica, o Porto demonstra apetite para se consolidar como um hub logístico de importância nacional e internacional, prometendo eficiência e agilidade no fluxo de cargas, sobretudo para o segmento de rochas naturais. Durante a visita, os participantes foram recepcionados pelo fundador do Grupo Imetame, Etore Cavallieri, e apresentados ao projeto por Cláudio Melim, coordenador comercial da Imetame Logística Porto, com participação de Gilson Pereira, CEO do grupo, e Anderson Carvalho, diretor operacional.

A magnitude da obra e sua impressionante capacidade para acomodar navios de grande porte foram um dos pontos de admiração. A visita reuniu o presidente do Centrorochas, Tales Machado, o superintendente Giovanni Francischetto, empresários e representantes de empresas associadas à entidade nacional, além do presidente do Sindirochas, Ed Martins, do deputado federal Evair de Melo, e da assessora de comunicação Karina Porto Firme.

O Porto da Imetame nascerá preparado para receber navios de até 14.000 TEUs e terá um calado de 17 metros de profundidade, com chance de chegar a 25 metros. Essa profundidade prevista tornará o local capaz de receber os maiores navios em operação no Brasil, estabelecendo-o como um ponto crucial nas rotas marítimas internacionais.

Dez simulações de manobrabilidade já foram realizadas na USP, com participação da Marinha e Praticagem-ES, sendo a última em outubro de 2023. Foram considerados os seguintes modelos de navios: Graneleiro – Capesize (L 300m X B 50m X D 15m); Navio Tanque – Suezmax (L 276 m X B 48 m X D 16m); e Petroleiro – VLCC (L 340m X B 60m X D 21m).

Com uma área total de 1 milhão de metros quadrados e 100% licenciado, o Porto da Imetame possui um extraordinário potencial para ser hub do transporte marítimo, oferecendo vantagens logísticas consideráveis, como menor distância náutica entre o Mercosul e a Ásia. Sua localização estratégica, apoiado por uma extensa malha rodoviária que inclui rodovias federais, estaduais e um contorno em Aracruz, garante uma integração multimodal eficiente e promissora.

ZPE Aracruz

Prevê-se ainda a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), área destinada à instalação de empresas que produzem bens ou serviços que serão comercializados no exterior e podem ser vendidos no mercado interno. A ZPE também é considerada zona primária para controle aduaneiro. As empresas presentes nesta área possuem acesso a tratamentos tributários, de câmbio e ainda administrativos específicos de regime.

Entre os diversos benefícios para implantação e operação estão isenção de Imposto de Importação, IPI (Import. e Interno), PIS (Import. e Interno), COFINS (Import. e Interno), ICMS e AFRMM.

Baixe agora a apresentação e confira mais benefícios e detalhes sobre o projeto. Clique aqui.

Confira, neste outro link, vídeo institucional sobre o Porto da Imetame. Clique aqui!