30 de Outubro de 2026 · Por Redação Centrorochas

Pemagran disputa Prêmio SESI com solução própria para prevenir acidentes na indústria de rochas

Empresa associada à Centrorochas desenvolveu sistema de contenção lateral para aumentar a segurança na movimentação de casqueiros A Pemagran, empresa associada à Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), está na disputa do Prêmio SESI de Boas Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho 2026 com uma solução desenvolvida por sua equipe para prevenir o tombamento […]

Pemagran disputa Prêmio SESI com solução própria para prevenir acidentes na indústria de rochas

Empresa associada à Centrorochas desenvolveu sistema de contenção lateral para aumentar a segurança na movimentação de casqueiros

A Pemagran, empresa associada à Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), está na disputa do Prêmio SESI de Boas Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho 2026 com uma solução desenvolvida por sua equipe para prevenir o tombamento lateral de casqueiros durante a movimentação e descarregamento de chapas. O sistema de contenção lateral foi criado na matriz da empresa, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e instalado em carros porta-blocos da unidade.

O projeto nasceu da integração entre as áreas de segurança do trabalho, operações, manutenção e alta gestão. Com investimento acessível em materiais, a iniciativa transformou a identificação de um risco da rotina industrial em uma solução prática de prevenção.

“Em mais de um ano de utilização do sistema, eliminamos em 100% os acidentes, quase-acidentes ou quedas de casqueiros no solo relacionados ao tombamento lateral na etapa de desdobramento. Além disso, constatamos benefícios para a conservação de pisos e passarelas e para a continuidade das operações, evitando danos e interrupções para retirada de fragmentos”, destaca o coordenador de Segurança do Trabalho da Pemagran, Michael Abreu de Oliveira.

A apresentação do case aconteceu em 20 de outubro, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, e foi conduzida por Michael. A empresa segue na disputa e aguarda a divulgação do resultado, prevista para dezembro.

“Esta participação dá visibilidade a uma iniciativa construída dentro da nossa indústria e orientada por um princípio que norteia a nossa empresa: não existe meta de produção que justifique o risco à vida do trabalhador”, finaliza Michael.

Sua empresa também tem uma boa história para compartilhar?

A Centrorochas abre espaço para divulgar iniciativas de suas empresas associadas que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor brasileiro de rochas naturais.

Projetos de inovação, sustentabilidade, segurança do trabalho, conquistas e boas práticas podem ganhar visibilidade nos nossos canais de comunicação.

Tem uma pauta para compartilhar? Envie sua sugestão para comunicacao@centrorochas.org.br (*)

* Os conteúdos recebidos passarão por curadoria editorial da equipe de Comunicação, considerando sua relevância para o setor e a adequação aos canais da entidade.

Nota editorial: Este conteúdo foi elaborado com base em informações fornecidas pela Pemagran, empresa associada à Centrorochas, e passou por curadoria editorial da equipe de Comunicação da entidade. A responsabilidade pela veracidade das informações e pelos resultados apresentados é da empresa.