Mais de 13 mil visitantes de 52 países circularam durante os quatro dias pelos corredores da Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020. Principal feira do setor de rochas ornamentais da América Latina e uma das três mais importantes do mundo, o evento reuniu mais de 240 marcas expositoras. A próxima edição está confirmada para fevereiro de 2021.
Com forte presença de compradores nacionais e internacionais, arquitetos e designers, para os expositores o balanço final se resumiu em público qualificado, forte presença de compradores da América Latina e da Europa e fechamento de novos negócios.
“Sem dúvida a melhor feira que a Gramazini já participou. Compacta, mas muito eficiente em termos de negócios. Conseguimos realizar dois sonhos: de um funcionário nosso que virou um verdadeiro artesão e do nosso pai, que sempre quis que tudo fosse 100% natural”, contou Jhonatan Thomazini, Chief Financial Officer (CFO) da Gramazini.
Para o gerente de vendas da Pedra do Frade, Saimon Fiorio, compradores da Noruega, Polônia, Londres e Inglaterra movimentaram novas parcerias durante a Vitoria Stone Fair 2020. “Estamos muito surpresos. Estávamos receosos porque temos clientes importantes na China, que cancelaram a participação, mas muitos outros mercados apareceram. Concretizamos muitos negócios e também fizemos muitas prospecções”.
A forma de exposição dos materiais nos estandes chamou atenção dos visitantes e acompanhou o trabalho que vem sendo realizado pelos organizadores da Vitoria Stone Fair para aproximar cada vez mais os especificadores das rochas com as indústrias do setor.
“Acompanhamos o movimento das empresas de investir em um novo conceito de apresentação dos estandes. Este ano, essa onda ganhou força e os materiais foram expostos com mais destaque e criatividade, vimos espaços comerciais que trataram seus produtos como verdadeiras obras de arte. A presença de compradores de mais de 50 países comprovou o interesse mundial pelas rochas brasileiras. Tradicionalmente a feira movimenta a economia de toda cadeia e este ano não foi diferente”, disse o presidente do Sindirochas, Tales Machado.
Dentre os destaques desse novo conceito estavam a Marbrasa, Brasigran, Margramar, Cajugram, Magban, e outros. “A feira deste ano superou nossas expectativas, tivemos visitas de vários clientes nacionais e internacionais. Outro ponto positivo foi a receptividade dos visitantes com nosso estande. Investimos em um espaço onde o cliente pudesse ter uma experiência de imersão em meio aos nossos produtos e recebemos vários elogios”, disse a diretora da Marbrasa Andrea Cola.
Exposição
Além de peças expostas em estandes, a Vitoria Stone Fair recebeu a terceira edição da Brazilian Stones Original Design, exposição que reuniu 21 arquitetos e designers, explorando as rochas ornamentais e o uso da tecnologia em peças exclusivas. A iniciativa da exposição é da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As criações são objetos já tradicionais na decoração e composição de ambientes, como mesas, poltronas, aparadores e luminárias, porém, pensadas de uma forma inovadora e com formatos que surpreendem pela ousadia no trabalho e pelas possibilidades de aplicação das pedras naturais na sua confecção.
“A exposição é mais uma oportunidade de se aproximar dos arquitetos e designers, que são importantes para a inserção das pedras naturais brasileiras em projetos no Brasil e no mundo”, reforçou Ricardo Presti, gerente de vendas da PBA Stones.
Edição 2021
Com a Vitoria Stone Fair confirmada para fevereiro de 2021, a diretora da Milanez & Milaneze, Flávia Milanez, reforçou que dará continuidade ao trabalho de aproximação dos especificadores com a indústria. “A edição deste ano conseguiu cumprir aquilo que propomos. Além dos negócios em torno do bloco e da chapa, a intenção é fazer com que a feira cumpra o seu papel de inovação e de estímulo à terceira onda exportadora do setor”, destacou.
A Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020 reuniu mais de 240 expositores, em uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024