Mineração sustentável: Centrorochas palestra em congresso durante a EXPOSIBRAM 2022

  • Home
  • Notícias
  • Mineração sustentável: Centrorochas palestra em congresso durante a EXPOSIBRAM 2022

A convite do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e 1º vice-presidente do Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), Tales Machado, foi um dos palestrantes no painel “Desafios da pequena e média mineração sustentável”, realizado na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022), uma das maiores exposições de mineração da América Latina.

Constituído por duas grandes ações simultâneas (espaço para palestras, seminários e rodadas de negócios e uma feira internacional com centenas de estandes), o evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, no EXPOMINAS BH, em Belo Horizonte (MG).

Durante sua participação, Tales Machado destacou que espera avanços significativos na gestão de recursos minerais com a agenda regulatória. Entre os pontos de avanço, citou o desenvolvimento de análises mais objetivas e ousadia para desvincular o procedimento de licenciamento ambiental do de concessão mineral “Temos que deixar a cargo de cada órgão competente a análise que é de especialidade. Para agência, o desenvolvimento da extração mineral; para os órgãos ambientais, os controles visando a sustentabilidade”, frisou. Ele ainda abordou o progresso do setor de rochas na questão dos aterros. “Foi um esforço interinstitucional que envolveu o Ministério Público do Espírito Santo, o órgão licenciador ambiental (IEMA), associações empresariais, principalmente o Sindirochas, principal sindicato do setor de rochas o país, além de municípios e sociedade. Essa conquista representa um case de sucesso da mobilização transversal incluindo setor público e privado”, pontuou.

Além do presidente do Centrorochas, o painel contou com a participação de representantes de várias entidades nacionais: Alex dos Santos Macedo (OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras); Fernando Valverde (ANEPC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção); Giorgio de Tomi (NAP Mineração/USP – Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável); José Fernando Coura (Sindiextra) e Miguel Antônio Cedraz Nery (ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração).

O advogado e assessor jurídico ambiental e mineral do Sindirochas, Victor Athayde, também esteve presente no evento.

Sobre a EXPOSIBRAM

Considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional. A edição 2022 contou com área de exposição de mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, foram apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atraiu participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contou com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.