
Depois da alta de 25% nas exportações brasileiras para o Reino Unido em 2021, em relação ao ano anterior, resultando em um total de 28 milhões de dólares de faturamento, a conexão comercial entre os dois países registrou um novo e importante passo no dia 25 de agosto, quando os membros da Federação Nacional de Rochas da Grã-Bretanha (Stone Federation Great Britain) receberam representantes do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e puderam conhecer todo o potencial do setor de rochas nacional.
No encontro realizado em Londres, o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, o gerente de projetos da entidade, Rogério Ribeiro, e o especificador de rochas, Paulo Giafarov, fizeram uma apresentação destacando as características geológicas e a capacidade operacional do Brasil. Eles ainda abordaram as ações do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto para promoção internacional do setor, executado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Entre os presentes, estavam o ex-presidente da federação internacional, David Richardson e o diretor administrativo, Bruno Miglio.
“Além do potencial de extração, o Brasil possui um grande parque fabril para fornecimento de produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. O privilégio de possuir grandes reservas minerais permite a produção em alta escala para atender demandas em grandes volumes”, pontou Fabio Cruz. Graças à capacidade tecnológica de produção, as rochas brasileiras passam por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é reaproveitada.
“Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, completou o especificador internacional de rochas ornamentais Paulo Giafarov que destacou ainda sobre as possibilidades de uso e criação com as os materiais naturais nacionais.
O gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, reforçou a importância desta agenda, que pode influenciar o consumo das rochas brasileiras em países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar. “O Reino Unido é visto como um parceiro comercial importante estrategicamente para o Brasil, pois reúne um grande centro de arquitetura, responsável por boa parte dos novos empreendimentos no Oriente Médio”, finalizou.
Em tempo, o encontro na Federação de Rochas da Grã-Bretanha aconteceu como parte da agenda de trabalho dos representantes do setor de rochas brasileiro em Londres, em razão da Casa Brasil Londres, projeto idealizado pela ApexBrasil e dedicado a reforçar o posicionamento dos produtos brasileiros, proporcionar ativações e ações de relacionamento de negócios. A mostra segue aberta até o dia 07 de setembro e, entre outros produtos nacionais, expõe peças com designs exclusivos confeccionados em materiais naturais extraídos no Brasil. São eles:
- Áquila Stone Design
Duas peças idealizadas e projetadas pela designer e especialista em rochas ornamentais da Áquila Stone Design, Araciene Pessin. As peças são acessórios de apoio em bancadas gourmet e foram criadas usando o sistema waterjet. Uma é composta com quartzito Mont Bleu (Stonebank) e com incrustação de Ágata Azul (Mineral Brazil); a outra foi produzida em granito Exótico Volcano (Gramobras) e quartzito Havanna Green (Santo Antônio).
- Brasigran
Mesas Quartz criadas pelo designer Luciano Santelli em mármore Vitória Regia para a Brasigran. As peças foram produzidas com tecnologia do corte por jato d’água, um processo de alta precisão, que permite a montagem dos planos apenas por encaixe.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
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