
Uma consulta realizada no setor de rochas ornamentais do Espírito Santo apontou que para 71% das empresas exportadoras novembro de 2020 registrou crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado faz parte do levantamento realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) para conhecer os reflexos trazidos pela pandemia do Covid-19 no segmento.
A percepção apontada pelos empresários na consulta foi confirmada no fechamento das exportações brasileiras e capixabas em novembro, quando o setor somou faturamento nacional 36,7% maior do que o registrado no mesmo mês do ano anterior e alta de 36,2% entre as exportações capixabas, na mesma base de comparação. Até agora o segmento enviou para o exterior cerca de US$ 900 milhões, desse montante, US$ 740 milhões correspondem as exportações capixabas. O arranjo de rochas corresponde a 10% do PIB do Espírito Santo, o Estado é o maior produtor e exportador do segmento no país.
O setor também registrou crescimento no mercado interno. Para as empresas que atuam ao mesmo tempo nos mercados interno e externo, 75% indicaram novembro de 2020 melhor do que novembro de 2019. Apenas 13% das empresas participantes apontaram estabilidade nos dois mercados. Entre aquelas que hoje atuam apenas no mercado interno, 72% indicaram interesse em expandir os negócios para o mercado internacional.
A pesquisa apontou ainda a expectativa para dezembro deste ano. Entre todas as empresas participantes que atuam no mercado interno, incluindo aquelas que atuam nos dois mercados, 53% apresentam expectativas de crescimento para este mês em relação a dezembro de 2019. Já entre aquelas que atuam no mercado externo, 43% esperam crescimento, na mesma base de comparação. Ainda neste comparativo, a estabilidade foi apontada por 33% com atuação no mercado interno e 29% entre aqueles com foco no mercado externo.
Setor prevê contratações
Na pesquisa, 46% das indústrias informaram que realizaram admissões em novembro, para dezembro, 43% indicaram aumento no quadro de pessoal e 11% indicaram a expectativa de novas contratações ainda no primeiro bimestre de 2021.
O levantamento aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades, entre os dias 03 e 08 deste mês.
Clique aqui e confira a íntegra da consulta.
Crédito da imagem: Divulgação Vitoria Stone
Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025