
Em outubro, dois meses antes de concluir o balanço anual das exportações, o setor de rochas ornamentais brasileiro registrou faturamento de US$ 1 bilhão com as exportações nacionais, superando o valor realizado ao longo de todo 2020. O crescimento registrado de janeiro a outubro foi de 36%, em relação ao mesmo período do ano passado e foi divulgado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
Os Estados Unidos foram o principal destino dos produtos brasileiros. O mercado americano representou aproximadamente 62,9% das exportações. Considerando apenas os produtos manufaturados, as exportações para o país saltaram para 78,3% do total exportado pelo Brasil.
Principal fornecedor mundial de rochas ornamentais para os Estados Unidos em 2020, o Brasil, por meio das empresas brasileiras do setor, já se prepara para participar da maior feira do ramo de mármore e granito da América do Norte, a Coverings, que acontecerá em abril de 2022, em Las Vegas. O país é um dos oito mercados-alvo do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial realizado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras.
As empresas do setor interessadas em participar poderão manifestar seu interesse até o dia 26 de novembro. Basta clicar no link e escolher “Coverings 2022” como assunto: https://podio.com/webforms/26378838/1995038
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025