
A Live Comex, organizada pelo Banco do Brasil, com participação do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destacou oportunidades para as empresas brasileiras no mercado indiano. O evento aconteceu nesta terça-feira, 21 de setembro, e contou com a participação do gerente do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro.
Durante sua intervenção, Rogério destacou as ações do projeto setorial, resultado do convênio firmado entre o Centrorochas e a Apex-Brasil, que visa promover o segmento no mercado internacional. “A Índia é um dos oito mercados prioritários a serem trabalhados nos próximos dois anos, período do projeto, e temos ações específicas para o país como um estudo de abertura de mercado, previsto para o primeiro semestre do ano que vem”, anunciou referindo-se à ação que envolve estudo, missão prospectiva, webinário de apresentação e missão comercial ao país.
O especialista em Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Ulisses Pimenta, foi outro painelista convidado e destacou a grandiosidade do mercado indiano. “A Índia é a economia que mais cresce no mundo e compra rochas ornamentais de vários países, tendo Turquia e Itália como principais fornecedores e o Brasil ocupa a 6ª posição desse mercado”, afirmou.
O gerente executivo de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, Vinicius Zanchi, apresentou o cenário das economias nacional e mundial que o time do BB tem sinalizado para o final de 2021 e para o ano que vem. “Vemos um cenário de recuperação econômica em meio a riscos. O cenário econômico internacional ainda é favorável, mas, daqui pra frente, se tivemos que ponderar os riscos, eles são assimétricos. No lado doméstico, a posição também é de cautela, considerando o cenário de reformas e a entrada em ano de eleições”, apontou.
Ao final do evento, o gerente de Negócios Internacionais do BB, Murilo Almeida, apresentou as linhas oferecidas pelo banco que beneficiam o setor de rochas ornamentais, a exemplo do PROEX Financiamento que, em 2021, completa 30 anos. “Este é um programa de financiamento de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, a custo compatíveis com os praticados no mercado internacional”, exemplificou.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025