
O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, o vice-presidente, Fabio Cruz, e o gestor do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, participaram no dia 05 de outubro da abertura do Workshop de Alinhamento Estratégico 2022 organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para as entidades conveniadas.
Realizado em São Paulo, o workshop contou com a presença do presidente da agência, Augusto Pestana que destacou a necessidade de união de todos e formação de parcerias para maximizar os setores. “É fundamental explorarmos, cada vez mais, nossas convergências”, afirmou ao reforçar a importância da presença do Brasil e dos produtos nacionais no mercado mundial, além da necessidade de evolução das ferramentas de gestão e execução dos convênios nesses novos tempos de pandemia.
O diretor de gestão corporativa da Apex-Brasil, Roberto Escoto, apresentou a transformação digital pela qual a agência passou. “A pandemia potencializou a importância da transformação digital em todas as empresas e, para nós, não foi diferente, até mesmo porque a agência precisa liderar certos movimentos”, pontuou antes de detalhar os processos que foram modernizados.
A importância das entidades como replicadoras das ações e da importância da Apex-Brasil foi exaltada pelo diretor de negócios da agência, Lucas Fiuza, que abordou ainda o poder da integração ‘exportação e investimentos’ e união entre o público e o privado. “O Brasil mudou, vivemos um ambiente de negócios totalmente diferente. Não somos mais o país do futuro, mas do presente”, pontuou.
Ao apresentar o planejamento de inteligência da Apex-Brasil para 2022, o gerente de inteligência de mercado, Igor Celeste, reforçou a integração de todos na coordenação de esforços para compartilhar informação e conhecimento. “Essa união é fundamental porque nós temos desafios grandes. Nosso planejamento de inteligência abrange 15 países focais. Algumas dessas localidades contam com escritórios da Apex-Brasil e são hubs comerciais, mas o fato é que os projetos setoriais têm grande importância no desenvolvimento dessa cadeia de valor produtiva”, detalhou.
Em seu pronunciamento, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim Penna, falou sobre a nova estrutura que dividiu os setores em áreas afins e reforçou as palavras do presidente Pestana sobre a necessidade de união ‘público x privado’. “Precisamos aumentar as exportações e aumentar o valor agregado dos produtos brasileiros”, frisou completando a importância da utilização de inteligência comercial e integração com entidades locais ao se trabalhar com o mercado externo. “O mundo não conhece a matriz energética da cadeia produtiva do Brasil, que é a melhor entre as 20 principais economias”, pontuou.
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, foi uma das entidades conveniadas a se manifestarem. Além de agradecer a parceria da agência nacional, ele pontuou sobre a falta de contêineres que vem afetando o setor. “Primeiro, gostaria de agradecer à Apex-Brasil por toda parceria e trabalho que vem realizando com os setores produtivos nacionais. O setor de rochas brasileiro ocupa o primeiro lugar mundial em diversidade geológica. Somos o quinto maior produtor e exportador mundial e queremos ir além. Contamos com esta parceria para promover ainda mais nossos produtos e contribuir com a imagem do Brasil no exterior. Temos sofrido com a falta de contêineres que vem afetando o envio de nossos materiais para o exterior, mas apesar desta dificuldade, o setor conseguiu aumentar as exportações. Tivemos, este ano, o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos”, concluiu.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025