
Um dos estados brasileiros com maior grau de abertura econômica, o Espírito Santo também é protagonista nas exportações nacionais de rochas ornamentais. Tendo em vista a vocação natural do Estado para o comércio exterior, foi lançado no dia 13 de junho novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O presidente do Centrorochas, e vice-presidente do Sindirochas, Tales Machado, participou do evento realizado na Findes, em Vitória.
O programa será executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em tempo, o Centrorochas e a ApexBrasil são parceiros na execução do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone programa de incentivo às exportações setoriais.
Qualificação gratuita
Qualquer empresa que queira exportar um produto ou serviço poderá participar do ciclo 2023-2025 do PEIEX. Presente no evento, a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, explicou que o objetivo do PEIEX é transformar as empresas em exportadoras regulares. “Vamos trabalhar com empresas que nunca exportaram; com aquelas que já exportam, mas podem atingir novos mercados; ou as que exportam, mas ainda com pouca frequência. Trabalharemos com indústria, agronegócio, cooperativas e também com o setor de serviços”, disse.
No total, são 150 vagas disponíveis para empresas que desejam receber uma mentoria e um plano de exportação exclusivo para entrar no mercado internacional. As inscrições já estão abertas! Basta enviar um e-mail para peiex.iel@findes.org.br
O evento de lançamento contou com a presença do vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, do vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, do gerente regional da ApexBrasil, Gustavo Esperandio, do gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto, do gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, dentre outros empresários e autoridades.
Veja também
Brasil aposta em relacioname ...
26 de janeiro de 2026
Setor de rochas naturais do ...
26 de janeiro de 2026
Ceará cresce mais de dez ve ...
19 de janeiro de 2026

















