Verona, Itália – No coração de Verona, cidade histórica que evoca a época de ouro da Itália, o Teatro Nuovo abrirá suas portas no dia 23 de setembro para um evento musical que irá marcar as comemorações do aniversário de 150 anos da chegada do navio “La Sofia” ao Brasil. Iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Milão e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), o evento irá comemorar o marco histórico com uma apresentação especial da Orquestra Dedilharcos, orquestra de violões e violinos do Espírito Santo, o maior estado exportador de rochas naturais do Brasil.
De 24 a 27 de setembro, Verona abrigará a mais importante feira mundial dedicada a toda a cadeia produtiva de rochas: a Marmomac. O Pavilhão Brasileiro na feira reunirá 37 empresas expondo um pouco da maior geodiversidade do mundo. Segundo o presidente do Centrorochas, Tales Machado, as tradições entre os dois países se entrelaçam em vários aspectos, como na cultura e na economia.
A Itália é o terceiro maior destino das exportações brasileiras de rochas naturais. “O Brasil é quarto maior produtor e quinto maior exportador do segmento no mundo. E Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior concentração de indústrias de rochas e, consequentemente, líder nas exportações. Cerca de 70% da população capixaba possui ascendência italiana e, claro, muitas das empresas do segmento são lideradas por descendentes desse povo tão amigo. Isso evidencia a forte conexão do Brasil, e do nosso setor, com a Itália”, afirmou Machado.
Para o cônsul geral do Brasil em Milão, o embaixador Hadil da Rocha-Vianna, este é mais um momento de fortalecimento da relação entre os dois países. “É uma honra e um prazer realizar este concerto em Verona, para celebrar os 150 anos do começo da imigração italiana para o Brasil. Mais do que uma celebração, trata-se de um testemunho das relações de profunda amizade e de cooperação entre o Brasil e a Itália. Essa relação continua a prosperar, fortificada pela história de tantos imigrantes, muitos dos quais vênetos, que, indiscutivelmente, contribuíram para o enriquecimento dos próximos capítulos da trajetória comum de nossos países”, completou.
Turnê internacional com clássicos brasileiros
A Orquestra Dedilharcos é fruto do Instituto Preservarte, que promove a inclusão social com projetos artísticos e formação profissional de músicos. Em comemoração aos 25 anos do Instituto, o grupo segue em turnê com apresentações no Brasil e na Itália, com promoção do Ministério da Cultura, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e apoio do Consulado Geral do Brasil em Milão e do Centrorochas.
O programa do dia 23 de setembro no Teatro Nuovo di Verona, inclui clássicos da música brasileira como bossa nova, chorinho, forró, congo e músicas regionais, através de composições de renomados e compositores nacionais como Tom Jobim, Sivuca, Vinícius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Ary Barroso. O repertório conta com arranjo do maestro Washington Vieira, e dos musicistas Luís Ranna e Fabio Calazans.
O concerto será gratuito, mas é necessário acessar o site de reservas e confirmar presença. As vagas são limitadas, sujeitas à lotação do teatro. Acesse: https://www.eventbrite.it/e/biglietti-concerto-dedicato-ai-150-anni-dellimmigrazione-italiana-in-brasile-1004465512387?aff=oddtdtcreator
150 anos da imigração italiana em massa
No dia 21 de fevereiro de 1984, o navio “La Sofia” chegou ao estado brasileiro do Espírito Santo com aproximadamente 380 pessoas provenientes das regiões do Vêneto e do Trentrino-Alto Adige. Essa data foi escolhida, simbolicamente, para indicar o início do processo de imigração em massa de italianos para o Brasil.
Sobre o Consulado-Geral do Brasil em Milão
O Consulado-Geral do Brasil em Milão exerce sua jurisdição nas oito regiões do norte da Itália, onde residem cerca de 90.000 brasileiros. Além de desenvolver atividades de assistência consular, promove o comércio e os investimentos entre o Brasil e a Itália, bem como divulga a cultura brasileira.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre o Instituto Preservarte
O Instituto Preservarte é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em João Neiva-ES, Brasil. Reconhecido como entidade de utilidade pública, atua no estado do Espírito Santo com vários projetos culturais e sociais, dentre eles a Orquestra Dedilharcos.
Serviço
Concerto dedicado aos 150 anos da Imigração Italiana ao Brasil
Data: 23 de setembro
Horário: 18h30
Local: Piazza Francesco Viviani, 10 (Próximo ao Balcão de Julieta), Verona, Itália
Entrada gratuita mediante reserva: https://www.eventbrite.it/e/biglietti-concerto-dedicato-ai-150-anni-dellimmigrazione-italiana-in-brasile-1004465512387?aff=oddtdtcreator (Vagas limitadas à lotação do teatro)
Veja também
Centrorochas lança tutorial ...
12 de novembro de 2024
Pavilhão brasileiro na maio ...
5 de novembro de 2024
Colaboração Global em sust ...
24 de outubro de 2024