Centrorochas tem suas contas aprovadas em Assembleia Geral

  • Home
  • Notícias
  • Centrorochas tem suas contas aprovadas em Assembleia Geral

O 29 de março foi marcado por duas agendas importantes para Centrorochas: reunião de Conselho da entidade e Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os dois encontros tiveram como tema principal a apresentação das contas do exercício 2022 e apresentação do orçamento para 2023. As demonstrações das contas/2022 e proposta de orçamento/2023 obtiveram parecer favorável pelo Conselho e foram aprovadas pela Assembleia Geral Ordinária, obedecendo ao rito estabelecido no Estatuto Social da entidade

Conduzida pelo presidente da entidade, Tales Machado, a reunião do Conselho contou ainda com debate de temas relevantes para o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais brasileiro, como a redução de custo por contêiner, conforme tabela divulgada pela Vports -Autoridade Portuária. A orientação da entidade é para que as empresas, proativamente, solicitando solicitem aos armadores e agentes o repasse do desconto estabelecido pela nova tabela da Vports, que por uma medida da ANTAQ, entrará em vigor somente a partir do dia 17/05/23.

O tema Drawback também esteve em pauta. A diretoria informou sobre questões que estão sendo tratadas sobre o tema (prorrogação excepcional dos prazos dos atos concessórios e critérios de análise para comprovação dos mesmos). Na oportunidade foi informado que, em ofício recebido no dia 28/03/23, assinado pelo Diretor de Operações de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, a entidade foi notificada da inexistência, neste momento, de condições que permitam a concessão de prazos extraordinários para cumprimento de atos concessórios. O tema continua na pauta e o Centrorochas, juntamente com entidades parceiras, ainda buscará reverter esta situação, alertando, contudo, para que as empresas fiquem atentas aos prazos estabelecidos em seus atos concessórios.