O 29 de março foi marcado por duas agendas importantes para Centrorochas: reunião de Conselho da entidade e Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os dois encontros tiveram como tema principal a apresentação das contas do exercício 2022 e apresentação do orçamento para 2023. As demonstrações das contas/2022 e proposta de orçamento/2023 obtiveram parecer favorável pelo Conselho e foram aprovadas pela Assembleia Geral Ordinária, obedecendo ao rito estabelecido no Estatuto Social da entidade
Conduzida pelo presidente da entidade, Tales Machado, a reunião do Conselho contou ainda com debate de temas relevantes para o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais brasileiro, como a redução de custo por contêiner, conforme tabela divulgada pela Vports -Autoridade Portuária. A orientação da entidade é para que as empresas, proativamente, solicitando solicitem aos armadores e agentes o repasse do desconto estabelecido pela nova tabela da Vports, que por uma medida da ANTAQ, entrará em vigor somente a partir do dia 17/05/23.
O tema Drawback também esteve em pauta. A diretoria informou sobre questões que estão sendo tratadas sobre o tema (prorrogação excepcional dos prazos dos atos concessórios e critérios de análise para comprovação dos mesmos). Na oportunidade foi informado que, em ofício recebido no dia 28/03/23, assinado pelo Diretor de Operações de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, a entidade foi notificada da inexistência, neste momento, de condições que permitam a concessão de prazos extraordinários para cumprimento de atos concessórios. O tema continua na pauta e o Centrorochas, juntamente com entidades parceiras, ainda buscará reverter esta situação, alertando, contudo, para que as empresas fiquem atentas aos prazos estabelecidos em seus atos concessórios.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024