O presidente do Centrorochas, Tales Machado, participou de um encontro com o novo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Saback, no dia 19 de julho, em Brasília. Na ocasião, o líder da entidade que representa o setor de rochas naturais nacional renovou antigas demandas do segmento ornamental.
Saback foi nomeado para o cargo pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em maio deste ano. “Nossa primeira agenda presencial foi excelente. Além do secretário, contamos com a presença da diretoria colegiada da ANM. Como representante setorial, eu tive a oportunidade de mostrar as demandas prioritárias do setor, que já estão em curso, mas precisam do entendimento e atenção do novo secretário”, detalhou Tales ao citar os itens apresentados: a limitação imposta pelo decreto de regulamento do código de mineração a apenas uma renovação de guia de utilização e a racionalização da cobrança da CFEM.
Os pleitos apresentados receberam manifestação de apoio por parte dos diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), presentes no encontro que contou ainda com a participação do gerente geral do Centrorochas, Giovanni Franciscchetto, e do assessor jurídico para questões ambientais e do direito minerário, Victor Athayde.
Ainda na ocasião, Tales Machado, reforçou convite ao novo secretário Vitor Saback, para visitar a Cachoeiro Stone Fair, a maior vitrine de negócios do mercado de rochas brasileiro, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, a feira é promovida pelo Sindirochas e Cetemag, conta com apoio do Centrorochas e patrocínio do Sicoob, e expõe uma grande amostra da maior geodiversidade do setor no mundo.
“Além da oportunidade de ver de perto a diversidade setorial, com os inúmeros materiais expostos na feira, nesta visita, ele terá oportunidade de conhecer uma indústria, ver como funciona da extração ao processo de beneficiamento, conhecer os equipamentos e toda tecnologia empregada hoje no segmento”, explica Tales e completa que, na visita, o secretário também terá chance de conhecer as unidades de tratamento de resíduos. “Temos uma preocupação constante com as questões de sustentabilidade e queremos mostrar uma unidade de tratamento dos resíduos e depósitos licenciados. O setor executa várias iniciativas ligadas a ESG e o objetivo é mostrar tudo que está sendo feito”, completou.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024