
A convite do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o presidente do Centrorochas, Tales Machado, participou nesta segunda-feira, 23 de agosto, de agenda com o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em Vitória. O encontro teve como objetivo estreitar relações do órgão federal com o governo capixaba e discutir sobre os projetos que preveem a utilização do FIBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais). O termo é a denominação estabelecida para os resíduos produzidos pelas indústrias do setor.
Alternativas para que o FIBRO possa ser utilizado de maneira normatizada, e não apenas em casos excepcionais, estão em estudo. Dentre elas, está em desenvolvimento um projeto em parceria com a FAPES, UFES e IFES, após demanda do Sindirochas ao Cetem, por meio do NRES (Núcleo Regional no Espírito Santo). O estudo prevê a elaboração de normas para utilização dos FIBRO’s como matéria-prima na fabricação de outros produtos, como confecção de cerâmica vermelha e artefatos de concreto. Após atualização de status do projeto, que aguarda avaliação do IEMA, o Governador Casagrande entrou em contato com a Secretária de Meio Ambiente para destacar a importância sobre o tema.
Participando de forma virtual, a diretora do Cetem, Silvia França, apresentou as atividades desenvolvidas pelo órgão federal em solo espírito-santense. Dentre elas, ela destacou sobre a elaboração de laudos de drawback e ensaios de caracterização tecnológica. O centro tecnológico já atendeu cerca de 200 empresas capixabas. Silvia estaria presente na reunião, mas o voo em que estava voltou ao Rio de Janeiro, após problemas climáticos para desembarque em Vitória. O coordenador substituto do Núcleo Regional do Cetem no Espírito Santo, Leonardo Lyrio, participou da agenda ao lado do presidente do Centrorochas.
Satisfeito com as ações apresentadas, o governador Casagrande se colocou à disposição para colaborar com os projetos do órgão federal que estão bem próximas às demandas do Estado, principalmente na área de resíduos, desenvolvimento tecnológicos e inovação.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025