Em edição comemorativa de 30 anos da idealização da primeira feira de rochas ornamentais da América Latina, a Cachoeiro Stone Fair 2019 terminou na noite desta sexta-feira (30) e foi especial não só pela celebração das três décadas, mas também pela geração de grandes negócios e atração de público qualificado do primeiro ao último dia. Foram mais de 17 mil visitantes, que vieram de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 16 países.
“Focada na realização de networking e negócios, a edição comemorativa de 30 anos da Cachoeiro Stone Fair cumpriu seu objetivo de reunir empresários e compradores em um só lugar. A feira teve um resultado muito bom, superou a expectativa dos empresários e reuniu um público além do esperado. Durante os quatro dias, foram apresentadas várias novidades em insumos, tecnologia para a mineração, processamento e beneficiamento, além de requintados materiais com os diferenciais que só as rochas ornamentais oferecem. Muitos negócios foram fechados no evento e outros iniciados que terão continuidade ao longo do ano”, ressaltou Tales Machado, presidente do Sindirochas.
Frederico Robison, presidente do Centrorochas, lembrou que a feira reforçou a grandiosidade do Espírito Santo frente ao arranjo produtivo do setor no mercado nacional e internacional. “Durante os quatro dias, o evento recebeu compradores de mercados internacionais, entre eles Estados Unidos, China, México, Itália e Rússia. O evento é muito importante para toda a cadeia de rochas ornamentais e, além de ser realizado em um dos maiores conglomerados fabris do mundo, traz novidades e contribui para a realização de novos negócios”, disse.
O presidente da Abirochas, Reinaldo Sampaio, ressaltou que a importância da Cachoeiro Stone Fair é uma constatação de todo o mercado, desde o produtor ao comprador. “Foi uma percepção geral que em 2019 a feira aumentou em relação ao ano passado, o que é uma sinalização muito interessante, principalmente porque a economia brasileira não tem nenhum sinal de retomada. Então tudo indica que o setor está encontrando uma forma de ampliar seu mercado”, pontuou.
Entre as mais de 180 empresas expositoras, o clima também era de satisfação e dever cumprido em mais uma edição. O diretor da Rexfort, Márcio Migliavacca, parabenizou a organização. “Dá para ver o quanto essas ações de divulgação e fortalecimento estão refletindo na feira. Desde o primeiro dia nós tivemos uma visitação qualificada, eu diria que, inclusive, a melhor desses 11 anos que a empresa expõe no evento”, ressaltou.
O diretor comercial da Magban, Gonçalo Pena Machado, também elogiou o empenho da organização no direcionamento mais profissional para o evento. “A Cachoeiro Stone Fair é um momento oportuno para aproximação com os clientes, parceiros e também para buscar novas oportunidades no mercado. Mais uma vez, a feira foi fantástica e tivemos retornos muito positivos”, pontuou.
Projetos especiais
Outro ponto alto da edição comemorativa de 30 anos da Cachoeiro Stone Fair foram os projetos especiais, realizado com o objetivo de fortalecer ainda mais os negócios entre compradores, distribuidores, marmoristas e as empresas expositoras. O Portas Abertas, o Clube do Marmorista e a primeira edição do Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas, em parceria com a Abirochas, fizeram sucesso entre os participantes.
Em sua terceira edição, o Portas Abertas contou com a participação de mais de 80 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de 17 empresas. A arquiteta Thais Figueiredo veio de Belo Horizonte (MG) e elogiou o evento paralelo. “Além de termos a oportunidade de ver o material de perto, esse projeto fortalece nossa relação com nossos clientes, pois eles veem que estamos procurando nos atualizar, participar de eventos e isso aumenta a confiança deles no nosso trabalho”, pontuou.
Outro evento paralelo que ajudou a ampliar ainda mais as oportunidades de negócios durante a Cachoeiro Stone Fair 2019 foi o Clube do Marmorista. A feira recebeu cerca de 60 compradores selecionados, entre distribuidores e marmoristas de todas as regiões brasileiras.
O casal Ana Paula Fonseca e Eduardo Fonseca, de Minas Gerais, contou que já conhecia a feira e que trabalha com algumas empresas de Cachoeiro de Itapemirim, mas essa foi a primeira vez que vieram através do projeto e se surpreenderam. “Foi uma surpresa muito positiva. Eventos paralelos, como o Portas Abertas, nos possibilitaram fazer ótimos contatos e conhecer outras empresas que ainda não são parceiras, mas com certeza serão a partir de agora. Essa experiência foi completamente diferente de todas as outras”, contaram.
Com o objetivo de discutir o setor de rochas ornamentais sob a visão dos distribuidores de chapas de todo o Brasil, a Abirochas promoveu, durante a Cachoeiro Stone Fair 2019, o primeiro Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas. O evento reuniu profissionais no auditório da Cachoeiro Stone Fair e proporcionou uma tarde de discussões positivas, com a apresentação do projeto Academia das Rochas – voltado para o mercado interno e design valorizando o marmorista – e o levantamento de demandas coletivas.
A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas e da Academia das Rochas.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024