
Em edição comemorativa de 30 anos da idealização da primeira feira de rochas ornamentais da América Latina, a Cachoeiro Stone Fair 2019 terminou na noite desta sexta-feira (30) e foi especial não só pela celebração das três décadas, mas também pela geração de grandes negócios e atração de público qualificado do primeiro ao último dia. Foram mais de 17 mil visitantes, que vieram de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 16 países.
“Focada na realização de networking e negócios, a edição comemorativa de 30 anos da Cachoeiro Stone Fair cumpriu seu objetivo de reunir empresários e compradores em um só lugar. A feira teve um resultado muito bom, superou a expectativa dos empresários e reuniu um público além do esperado. Durante os quatro dias, foram apresentadas várias novidades em insumos, tecnologia para a mineração, processamento e beneficiamento, além de requintados materiais com os diferenciais que só as rochas ornamentais oferecem. Muitos negócios foram fechados no evento e outros iniciados que terão continuidade ao longo do ano”, ressaltou Tales Machado, presidente do Sindirochas.
Frederico Robison, presidente do Centrorochas, lembrou que a feira reforçou a grandiosidade do Espírito Santo frente ao arranjo produtivo do setor no mercado nacional e internacional. “Durante os quatro dias, o evento recebeu compradores de mercados internacionais, entre eles Estados Unidos, China, México, Itália e Rússia. O evento é muito importante para toda a cadeia de rochas ornamentais e, além de ser realizado em um dos maiores conglomerados fabris do mundo, traz novidades e contribui para a realização de novos negócios”, disse.
O presidente da Abirochas, Reinaldo Sampaio, ressaltou que a importância da Cachoeiro Stone Fair é uma constatação de todo o mercado, desde o produtor ao comprador. “Foi uma percepção geral que em 2019 a feira aumentou em relação ao ano passado, o que é uma sinalização muito interessante, principalmente porque a economia brasileira não tem nenhum sinal de retomada. Então tudo indica que o setor está encontrando uma forma de ampliar seu mercado”, pontuou.
Entre as mais de 180 empresas expositoras, o clima também era de satisfação e dever cumprido em mais uma edição. O diretor da Rexfort, Márcio Migliavacca, parabenizou a organização. “Dá para ver o quanto essas ações de divulgação e fortalecimento estão refletindo na feira. Desde o primeiro dia nós tivemos uma visitação qualificada, eu diria que, inclusive, a melhor desses 11 anos que a empresa expõe no evento”, ressaltou.
O diretor comercial da Magban, Gonçalo Pena Machado, também elogiou o empenho da organização no direcionamento mais profissional para o evento. “A Cachoeiro Stone Fair é um momento oportuno para aproximação com os clientes, parceiros e também para buscar novas oportunidades no mercado. Mais uma vez, a feira foi fantástica e tivemos retornos muito positivos”, pontuou.
Projetos especiais
Outro ponto alto da edição comemorativa de 30 anos da Cachoeiro Stone Fair foram os projetos especiais, realizado com o objetivo de fortalecer ainda mais os negócios entre compradores, distribuidores, marmoristas e as empresas expositoras. O Portas Abertas, o Clube do Marmorista e a primeira edição do Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas, em parceria com a Abirochas, fizeram sucesso entre os participantes.
Em sua terceira edição, o Portas Abertas contou com a participação de mais de 80 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de 17 empresas. A arquiteta Thais Figueiredo veio de Belo Horizonte (MG) e elogiou o evento paralelo. “Além de termos a oportunidade de ver o material de perto, esse projeto fortalece nossa relação com nossos clientes, pois eles veem que estamos procurando nos atualizar, participar de eventos e isso aumenta a confiança deles no nosso trabalho”, pontuou.
Outro evento paralelo que ajudou a ampliar ainda mais as oportunidades de negócios durante a Cachoeiro Stone Fair 2019 foi o Clube do Marmorista. A feira recebeu cerca de 60 compradores selecionados, entre distribuidores e marmoristas de todas as regiões brasileiras.
O casal Ana Paula Fonseca e Eduardo Fonseca, de Minas Gerais, contou que já conhecia a feira e que trabalha com algumas empresas de Cachoeiro de Itapemirim, mas essa foi a primeira vez que vieram através do projeto e se surpreenderam. “Foi uma surpresa muito positiva. Eventos paralelos, como o Portas Abertas, nos possibilitaram fazer ótimos contatos e conhecer outras empresas que ainda não são parceiras, mas com certeza serão a partir de agora. Essa experiência foi completamente diferente de todas as outras”, contaram.
Com o objetivo de discutir o setor de rochas ornamentais sob a visão dos distribuidores de chapas de todo o Brasil, a Abirochas promoveu, durante a Cachoeiro Stone Fair 2019, o primeiro Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas. O evento reuniu profissionais no auditório da Cachoeiro Stone Fair e proporcionou uma tarde de discussões positivas, com a apresentação do projeto Academia das Rochas – voltado para o mercado interno e design valorizando o marmorista – e o levantamento de demandas coletivas.
A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas e da Academia das Rochas.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025