Webinar sobre operações portuárias reúne cerca de 160 participantes

  • Home
  • Notícias
  • Webinar sobre operações portuárias reúne cerca de 160 participantes

O webinar “Cenários e perspectivas nas operações portuárias”, realizado pelo Centrorochas e Sindirochas, nesta quinta-feira, 22 de abril, contou com participação maciça de exportadores de rochas ornamentais capixaba, reunindo cerca de 160 participantes.

 

Focado na orientação das empresas do segmento sobre os desafios logísticos que estão sendo enfrentados no momento, o evento reuniu representantes da Login-TVV e da MSC para esclarecerem sobre os esforços que estão sendo realizados em busca da normalidade ou minimização dos problemas, além de apontar expectativas para o futuro.

 

Na abertura, o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, destacou a importância do encontro. “Essa aproximação para debater e tentar colocar todo mundo na mesma página é muito importante para todos os envolvidos na cadeia exportadora de rochas”, pontuou. O presidente do Sindirochas, Tales Machado, agradeceu a disponibilidade de diálogo da Login-TVV e da MSC ao longo do processo e atenção nas ações que estão sendo desenvolvidas. “Como entidades, vamos sempre atuar na busca de soluções, bem como na defesa dos interesses de nossos associados”, afirmou.

 

O diretor comercial da MSC, Laurent Vandervoo, participou do evento ao lado do diretor de linha e capacity, João Neto, e da gerente comercial, Samanta Lazarini. “O setor de rochas tem uma importância enorme no nosso business. Pontualmente, tivemos algumas questões que levaram ao estrangulamento dos embarques, mas a MSC está extremamente envolvida e trabalhando de forma árdua, juntamente com o TVV e outros atores, para tentar voltar à situação normal o mais rápido possível”, afirmou Vandervoo. Como uma das ações previstas para minimizar os impactos operacionais, o armador decidiu alterar o serviço de BTP de Santos para o Rio de Janeiro, como anunciado em primeira mão pelo diretor João Neto. “Ainda faremos a comunicação formal, mas já posso adiantar que, a partir de junho, vamos fazer esta mudança e isso vai trazer ganho de tempo nas operações, pela distância menor de Vitória até o Rio, e evitar congestionamento de cargas, pois o porto do novo destino tem menos movimento do que o de Santos”, explicou.

 

Em sua apresentação, o diretor de terminais da Login-TVV, Ilson Hulle, destacou as ações traçadas para gerar capacidade de operação no sistema em curto, médio e longo prazo. “Neste momento, passamos por algumas circunstâncias não planejadas, mas temos ações previstas e outras já implantadas”, pontuou. Entre elas está a autorização para manobras noturnas, para navios de até 220 metros, que deve acontecer até maio. Com esta liberação, haverá uma média de ganho de 7 horas, por escala. Além disso, o processo para desestatização da Codesa deve passar pelo leilão para escolha do modelo de gestão, em novembro. “Temos acompanhado de perto todos os trâmites e acreditamos que possam surgir oportunidades como aumento da capacidade de armazenagem, novos berços de contêiner e calado total de 12,5m”, detalhou.

 

O gerente comercial da Login-TVV, Pedro Benevides, também participou do webinar que contou com mediação do diretor executivo do Centrorochas e Sindirochas, Celmo de Freitas. 

Tags: