
Representantes das principais entidades do setor de Rochas Naturais, Centrorochas, Sindirochas e Cetemag, reuniram-se no dia 10 de abril com o IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento do projeto EPD (sigla em inglês para Environmental Product Declaration) e Ciclo de Vida dos materiais brasileiros. O encontro favoreceu a atualização do status dos projetos que foram encomendados pelo Centrorochas ao Instituto Federal, e contam com apoio do Sindirochas e Cetemag.
Existe grande expectativa do mercado pelo resultado desses projetos, já que irão entregar uma compreensão abrangente dos impactos ambientais das rochas naturais brasileiras associando todo o ciclo de vida (extração, processamento e produtos), além de fortalecer a sustentabilidade e competitividade da indústria nacional.
O trabalho em fase inicial, vai iniciar a fase de captação de dados, pela equipe do IFES. A expectativa é que o projeto completo seja concluído em aproximadamente dois anos. Participaram do encontro Tales Machado, Fabio Cruz e Giovanni Francischetto pelo Centrorochas; Ed Martins e Celmo de Freitas, do Sindirochas, além de Marcel Fiório, representando o Cetemag.
Veja também
Ceará cresce mais de dez ve ...
19 de janeiro de 2026
Minas Gerais mantém posiç ...
19 de janeiro de 2026
Espírito Santo mantém lide ...
19 de janeiro de 2026









