
Com participação de tomadores de decisão e compradores do Brasil e de diversos mercados do mundo, primeira edição da feira se caracteriza por presença qualificada de público e por negócios efetivados nos estandes expositores. Edição de 2026 será realizada de 24 a 26 de fevereiro
A primeira edição da Marmomac fora de Verona, na Itália, escolheu o Brasil como destino: trata-se da Marmomac Brazil, que terminou hoje (20), reunindo mais de 12 mil visitantes e cerca de 200 marcas expositoras no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento que recebeu visitantes de todos os estados brasileiros e de 75 países, reuniu arquitetos, designers, construtoras, incorporadoras, marmorarias, importadores e distribuidores.
Sob temática “Stones Takes the Stage” (“Pedras Sobem ao Palco”, em tradução livre), a feira foi encerrada sob holofotes de seu sucesso de qualificação de público e de negócios efetivados nos estandes. “Quando organizamos um evento, uma feira, nós queremos casa cheia, é claro. Mas, mais do que isso, nós trabalhamos para manter, todos os dias, a presença de público que, de fato, está interessado em fazer negócios”, diz Flavia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.
Essa foi a percepção Fernanda Bizze Brandão, sócia da JVS Granitos, empresa que tem sede em Cachoeiro de Itapemirim (ES), com 26 anos de atuação e que faz sua estreia em feiras setoriais no Brasil – a empresa já participou de feiras nos Estados Unidos e em Dubai. “Tivemos um retorno muito produtivo em termos de abertura de canal e relacionamento. Nós não viemos com foco em vendas, mas sim em nos apresentar para o mercado. Estamos muito satisfeitos e sabemos que as vendas serão uma consequência. Pretendemos voltar para o próximo ano”, disse a executiva.
A visão de que a presença de público especializado foi um diferencial que se converterá em negócios gerados também foi compactuada por David Silveira, CEO da Granos, e por Luiza Wagner, gerente de Marketing da CS3.
De um lado, Silveira destaca que “minha leitura da feira é que vivemos, nestes três dias, a realidade da indústria brasileira de pedras. Esse evento representa o que a gente é – e eu acredito que nós não conseguimos mostrar esse potencial todo em outras feiras. Recebemos arquitetos e designers de produtos, além de dirigentes de indústrias de mobiliário”, concluiu. De outro, Luiza comemora a superação das expectativas em termos de número e perfil de pessoas que estiveram em seu estande: “além de trazer as pedras para que os profissionais pudessem ver, também pudemos mostrar a eficiência do nosso processo produtivo, reforçando nosso objetivo de levar informação e ajudar o público a se aprofundar no mundo das rochas naturais. Já estamos pensando na próxima edição”, antecipou a executiva.
Especializada na extração e comercialização de blocos de rochas exóticas, a Super Clássico também apostou na primeira edição do evento para apresentar seus lançamentos. “Lançamos aqui o quartzito branco Madrid e o verde Sete Mares e foi um sucesso total em todos os sentidos. Vendemos tudo no estande: o piso, a adega de vinhos em rocha, o painel de amostra de produtos, e estamos em negociação final para vender até a piscina que montamos no espaço para o lançamento do Sete Mares”, comemora Cristóvão de Angeli, gerente administrativo da Super Clássico.
O segmento de tecnologia e máquinas também foi destaque nesta primeira edição. Para Marcos Ribeiro, diretor geral da Dardi Brasil, a linha de máquinas de corte com jato de água, serra ponte e robôs de usinagem tridimensional apresentadas no evento foram responsáveis para que a empresa dobrasse a meta de vendas em feiras do setor. “Estamos participando do segmento de feiras de mármore há 20 anos e apostamos muito na Marmomac Brazil, que reuniu um público muito qualificado, de vários países, focado em fazer negócios. Costumávamos vender em média de quatro a seis máquinas por feira e vamos fechar o evento com 12 máquinas vendidas e muitos contatos novos criados aqui”, completa.
Quem também comemorou a participação na primeira edição em São Paulo foi João Jurasek, diretor da IR Máquinas de Jaraguá do Sul (SC). “Já expomos na feira de Cachoeiro do Itapemirim desde 2017 e ficamos surpresos com o potencial de contatos que fizemos aqui na Marmomac Brazil. Eu já me arrependi de ter trazido poucas máquinas pois acredito que até o fim da feira a gente bate a meta de vendas, e nos próximos meses, devemos fechar bastante negócios com esses contatos que fizemos aqui que até então não tínhamos acesso”, destaca.
A Marmomac Brazil já tem data anunciada para a próxima edição, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro de 2026, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo.
A primeira edição da Marmomac Brazil em São Paulo contou com os apoios de: Patrocinador Ouro: Findes Sesi Senai; Patrocinador Prata: CAIXA e Governo Federal; Patrocinador Bronze: Bandes, Sicoob. Adicionalmente, conta com Apoio Institucional da AsBEA SP (Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo), Crea SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), Insvest SP, Fiesp Senai, Governo do Estado do Espírito Santo. A Promoção foi do Centrorochas (Associação Brasileira de Rochas Naturais) e do Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo).
A lista completa de expositores está disponível no site da Marmomac Brazil.
Veja também
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025