Setor de rochas registra melhor resultado parcial acumulado nos últimos seis anos

  • Home
  • Notícias
  • Setor de rochas registra melhor resultado parcial acumulado nos últimos seis anos

O setor de rochas ornamentais brasileiro registrou o melhor resultado parcial acumulado, entre janeiro e novembro, dos últimos seis anos. A evolução das exportações foi de 36,20% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Até o penúltimo mês deste ano, novembro, o setor somou faturamento de 1,22 bilhão de dólares com a exportação de 2.213 mil toneladas.

 

Os dados foram divulgados pelo Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais). A entidade executa, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras. A expectativa do segmento é encerrar o faturamento de 2021, superando 1,31 bilhão de dólares, ocasionando no melhor resultado da história do setor.

 

Considerando apenas o penúltimo mês do ano, as exportações do setor, nacionalmente, alcançaram 138,24 milhões de dólares, alta de 37,86% em relação ao mesmo período em 2020, mostrando que o arranjo produtivo brasileiro segue com resiliência, dinamismo e otimismo para o fechamento do ano. “O cenário mais ameno da pandemia somado ao desenvolvimento das ações do projeto setorial e ao aquecimento do setor de construção civil mundial foram essenciais para este salto ao longo do ano. Não fossem todos os problemas enfrentados devido à crise logística internacional com a falta contêineres, os números estariam bem melhores”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

 

Maiores estados exportadores

Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará foram os três estados que mais exportaram rochas ornamentais ao longo do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Primeiro no ranking, o estado capixaba evoluiu 37,13% em valor, exportando 1,01 bilhão de dólares; Minas atingiu faturamento de 121,4 milhões de dólares e alta de 14,7%. O Ceará, terceiro no ranking nacional, acumulou um total de 36,1 milhões de dólares, registrando crescimento de 55%.

 

Apesar de figurarem no top três há vários meses, os três estados possuem características distintas a exemplo dos principais mercados consumidores. Para se ter uma ideia, analisando apenas as exportações em novembro deste ano, o Espírito Santo enviou materiais essencialmente para Estados Unidos (69,1%) e China (8,6%); Minas Gerais exportou, prioritariamente, para China (34,7%) e Estados Unidos (19,4%); enquanto o Ceará escoou sua produção para Estados Unidos (61,4%) e Itália (33,1%).

 

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Este programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

 

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Tags: