
Agenda institucional liderada pela Centrorochas, Sindirochas e Marmomac Brazil reforça importância econômica do setor e apresenta demandas prioritárias ao governo federal.
O setor de rochas naturais brasileiro esteve em Brasília no dia 04 de novembro para apresentar, em audiência oficial, demandas estratégicas ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A agenda foi articulada pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e pela Marmomac Brazil, com apoio dos deputados federais Evair de Melo (ES) e Danilo Forte (CE).
Conduzida pelo presidente da Centrorochas, Tales Machado, pelo presidente do Sindirochas, Bismark Bachiete, e pela CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, a reunião teve como foco central o fortalecimento da competitividade do setor, abordando pontos como:
- O impacto negativo da tarifa adicional imposta pelos Estados Unidos, principal mercado das exportações brasileiras de rochas naturais;
- A necessidade de modernização da legislação de transporte rodoviário para cargas especiais, como as de rochas;
- Os entraves enfrentados por novos empreendimentos minerais no estado do Ceará, que comprometem o aproveitamento do potencial geológico da região.
- Convidar o vice-presidente para a abertura oficial da Marmomac Brazil, que acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo; convite prontamente aceito por Alckmin
O vice-presidente ainda recebeu as pautas com atenção, reforçou o reconhecimento à importância econômica e estratégica do setor e se colocou à disposição para colaborar na superação dos gargalos apresentados.
A audiência contou com a presença da assessora parlamentar da Centrorochas, Mirian Vaz; do superintendente executivo da entidade, Giovanni Francischetto; do executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas; e do assessor jurídico especializado em questões ambientais das duas entidades, Victor Athayde.
Veja também
Brasil firma MoU com o Porto ...
27 de novembro de 2025
Setor de rochas cresce apesa ...
14 de novembro de 2025
Stone Core 2025 reúne lider ...
13 de novembro de 2025
















