
O setor de rochas naturais brasileiro avança na ampliação de sua presença global após a realização da Missão Prospectiva à Índia, que ocorreu de 24 a 28 de novembro. A iniciativa, promovida pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone e desenvolvida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), buscou explorar as oportunidades e desafios no mercado indiano, considerado um dos mais promissores do mundo.
Como continuidade da missão, será apresentado no dia 30 de janeiro o Estudo de Mercado da Índia, que trará análises detalhadas sobre tendências de consumo, logística e estratégias de posicionamento para os materiais brasileiros. O país, com sua economia em crescimento acelerado e cultura consolidada no uso de pedras naturais, desponta como um destino estratégico para os materiais brasileiros.
Missão Prospectiva à Índia
Segundo o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, que esteve na missão prospectiva, os quartzitos brasileiros têm um grande diferencial no mercado indiano devido à sua alta durabilidade e estética única, características que os colocam na categoria de materiais premium. ‘No entanto, é essencial que os importadores e consumidores locais reconheçam esse valor, evitando comparações equivocadas com mármores mais baratos de outros países, como os da Turquia e Irã. Nosso trabalho, a partir do estudo de mercado e da missão prospectiva, é criar estratégias que comuniquem essa exclusividade e posicionem nossos produtos de forma competitiva em um mercado tão desafiador quanto promissor’, destacou.
Apesar do forte potencial comercial, a logística permanece um obstáculo para o aumento das exportações. “Superar essa barreira abriria caminho para aumentar as vendas e transformar a Índia em um hub de distribuição regional, com foco no consumo interno e na reexportação de produtos semiacabados (chapas). Com essas ações, podemos explorar o enorme potencial do mercado indiano e consolidar o quartzito brasileiro como uma referência no país”, acrescentou.
Quer ter acesso ao estudo completo?
A apresentação do Estudo de Mercado da Índia acontecerá no dia 30 de janeiro, quando serão reveladas as informações estratégicas sobre as oportunidades e desafios para o setor de rochas naturais brasileiro no país. As inscrições serão abertas em breve.
Após o evento, o estudo será disponibilizado – gratuitamente – para as empresas que já integram o programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone. Aquelas que ainda não fazem parte, podem se inscrever de forma 100% online e gratuita. Clique aqui: https://podio.com/webforms/26378838/1995038
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025