
Na arquitetura e no design de interiores, o conceito de biofilia é uma forma de levar o meio ambiente aos espaços urbanos, promovendo bem-estar, conforto emocional e sensação de relaxamento. E esses são alguns dos sentimentos que os visitantes do FuoriSalone irão vivenciar ao entrar no Stone Pavilion, localizado na Università degli Studi di Milano parte da exposição INTERNI Design Re-Evolution. O evento acontece durante a Milano Design Week – Fuorisalone, uma das maiores vitrines de design do mundo, entre os dias 17 a 26 de abril, na Itália, e concentra arquitetos, designers, construtoras e influenciadores do mundo todo.
Criada pela arquiteta e designer Vivian Coser, a intervenção de design é uma realização do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais nacionais, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O pavilhão brasileiro será um espaço disruptivo na cidade usando plantas com DNA verde-amarelo, em composição com oito materiais distintos e com foco na promoção das riquezas naturais brasileiras e diferentes possibilidades de aplicação.
Entre os vários tipos de rochas brasileiras existentes, o quartzito tem ganhado lugar de destaque. O Brasil é o maior produtor e fornecedor desse material que se tornou conhecido há pouco tempo, devido ao avanço da tecnologia. Além do quartzito, rocha semi-preciosa e mármore dolomítico serão apresentadas no Milano Design Week – Fuorisalone. No Stone Pavilion, as rochas estarão expostas em formas de chapas e peças de design. Os materiais foram fornecidos por seis empresas distintas: Cajugram (quartzito Apollo Ligh), Dapaz (quartzito Vanilla Sky), Decolores (quartzito Da Vinci), Gramazini (quartzito Polaris), Granistone (quartzito Speranza e rocha semi-preciosa Amazonite) e Pedra do Frade (quartzito Natura e mármore dolomítico Lunar).
“Esta cuidadosa seleção inclui os melhores mármores, quartzitos e cristais. Estes materiais suportam uma variedade de texturas e padrões que reproduzem a beleza sensorial que experimentamos na natureza”, destaca Vivian Coser.
Sustentabilidade
Detentor da maior diversidade geológica do mundo, o Brasil possui um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. Graças à capacidade tecnológica de produção, o país vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis.
Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são utilizados ou destinados para depósitos licenciados. O setor conta ainda com a mais baixa taxa de emissão de CO2 na produção, em relação a outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura.
Participando ativamente do Green Building Council Brasil, Vivian Coser reforça a sustentabilidade da rocha natural. “Ela não contém quaisquer produtos químicos ou toxinas nocivas. Além disso, o material pode ser facilmente reciclado e reaproveitado, o que pode prolongar sua vida útil, ao mesmo tempo em que preserva energia, água e outros recursos essenciais”, completou a arquiteta que também é embaixadora do Instituto Terra (um instituto fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, focado em práticas sustentáveis e recuperação ambiental).
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025