Após autorização da Marinha do Brasil, este mês, a Codesa iniciou manobras testes com navios de maior calado no Porto de Vitória. Já no segundo ensaio, carregada com 34.000t de chapas de granito, embarcação deixou o Porto de Vitória superando marca de cinco anos sem transportar essa quantidade de granito em uma única embarcação pelo porto capixaba.
No total, serão realizadas 24 manobras, 12 de entrada e 12 de saída, com embarcações com maior capacidade de carga, ou seja, mais carregados. Até o momento foram realizados dois testes no berço 203, do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). O primeiro ensaio aconteceu no dia 06 de maio, quando a embarcação Cosco Shipping Zhuo Yue, da Agência Transhipping, com calado de 11m, desatracou do cais. O segundo teste foi no dia 10, com o navio Tian Fu, da empresa Transhipping, com 34.000t de chapas de granito.
A etapa de manobras-teste obedece a restrições técnicas que visam garantir a total segurança do processo. Segundo o presidente da Codesa, Julio Castiglioni as embarcações poderão entrar ou sair do porto com 20% a mais na capacidade de carga. “Pela lógica do mercado, se o navio operar com mais carga, isso representa redução de custo logístico, além de outras ações que estamos implementando para baixar o custo da operação e atrair mais clientes. Queremos o Porto de Vitória muito melhor e mais competitivo”, pontuou e destacou e que concluída essa fase, o Porto de Vitória se apresenta como excelente alternativa para a navegação de cabotagem e confirma sua vocação para o comércio exterior.
Fonte: Codesa
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024