
Iniciativa do programa It’s Natural fortalece relações comerciais e posiciona o Brasil como líder em qualidade e diversidade geológica no setor.
Após a apresentação do Estudo de Mercado sobre a Austrália, realizada em setembro e disponibilizado integralmente para as empresas apoiadas pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, foi realizada Missão Prospectiva ao país, em novembro. Na iniciativa, que teve como objetivo estreitar laços comerciais e identificar oportunidades estratégicas para as pedras naturais brasileiras, o setor de rochas brasileiro foi representado pela gerente do projeto setorial, Jessica Machado.
A ação integra o programa It’s Natural, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa é voltado para o incentivo às exportações e visa consolidar o Brasil como líder global em qualidade, inovação e diversidade geológica no setor de pedras naturais.
Parcerias comerciais promissoras
A primeira visita foi à Cinajus, distribuidora de pequeno porte especializada em pedras naturais para pisos e revestimentos. Já cliente do Brasil, a empresa destacou seu foco em materiais cortados e mostrou grande interesse em expandir suas compras, tornando o encontro extremamente produtivo. Seu mercado são pedras cortadas e para áreas externas.
A Avant Stone, renomada distribuidora de chapas de pedras naturais e industrializadas, localizada em Gladesville, a apenas 20 minutos de Sydney, foi o segundo destino. Com um relacionamento consolidado com fornecedores brasileiros, a empresa confirmou sua participação na Marmomac Brazil, com planos já marcados para a viagem em fevereiro de 2025, incluindo ir até o sul do Brasil para conhecer pedreiras de mármore locais. Durante a reunião, foram discutidos desafios logísticos, como a demora no transporte marítimo até a Austrália, destacando a necessidade de soluções conjuntas para otimizar processos.
A visita à Gitani Stone revelou uma empresa com um modelo de negócios completo, que combina showroom, seleção de chapas e produção de projetos. Referência em materiais de alto padrão e com expertise em quartzitos, a empresa destacou o crescente interesse por pedras naturais brasileiras no mercado premium australiano.
Além disso, o Centrorochas explorou o segmento de especificação de projetos, visitando empresas como a Surface Gallery e a Made by Alas. Ambas compartilharam experiências positivas com pedras brasileiras já utilizadas em projetos, enfatizando a importância do envio de amostras para facilitar futuras especificações. As empresas também expressaram otimismo quanto à alta demanda esperada para 2025, em parte impulsionada pela nova legislação australiana que restringe o uso de pedras industrializadas.
A missão foi concluída com visitas à Lux Marble e à Marble Plus, duas referências em pedras naturais no mercado australiano. Ambas destacaram o interesse em estreitar relações com o Brasil e mencionaram compras recentes de materiais como o quartzito Taj Mahal e quartzitos verdes, que estão em alta no país.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025