Dado foi apontado em consulta realizada pelo Centrorochas e Sindirochas entre as empresas do setor de rochas ornamentais capixaba. Levantamento apontou ainda que 64% das empresas registraram surpresa positiva com os resultados obtidos em outubro deste ano.
Entre os dias 04 e 09 de novembro, o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) realizaram novo levantamento junto as empresas do setor de rochas ornamentais capixaba para acompanhar os impactos da pandemia do coronavírus no segmento. Na consulta, 62% das empresas exportadoras de rochas registraram expectativa de crescimento nos negócios em novembro/20, em comparação a novembro/19. A mesma expectativa é compartilhada por 56% daquelas com atuação no mercado interno.
As entidades vêm realizando esta pesquisa desde maio deste ano. Nesta última, participaram empresas com atuação no mercado interno (21%), no mercado externo (23%) e em ambos (55%). Entre aquelas com atuação nos dois mercados, 50% apontaram que mais de 75% do faturamento é obtido na exportação. O Espírito Santo é o maior Estado produtor e exportador de rochas ornamentais do país.
Na consulta, 64% dos participantes registraram surpresa positiva com os resultados obtidos em outubro, 49% apontaram também que não sentem mais os impactos da Covid-19 em seus negócios e outros 43% indicaram que os mesmos, embora ainda sentidos, são em baixa escala. Com relação ao quadro de pessoal, 44% das empresas participantes informaram ter realizado admissões em outubro deste ano e 21% indicaram expectativa de contratar ainda em novembro. Foi apontado por 36% das participantes que elas realizaram admissões nos últimos meses e já estão com o efetivo maior do que o existente antes do início da pandemia. Outros 23% já efetuaram admissões e retornaram seu efetivo ao anteriormente existente. Já 13% indicaram que ainda se encontram com seu efetivo abaixo do existente antes do início da pandemia, mas têm efetuado contratações.
Expectativas para 2021
Independentemente de sua área de atuação de mercado, os participantes do levantamento têm expectativas positivas para o ano de 2021. Entre as empresas que atuam no mercado externo, 70% projetaram crescimento nas vendas no próximo ano, já entre aquelas com atuação no interno, expectativa é indicada por 69%. Apontaram um cenário de estabilidade, 30% entre as que atuam no mercado externo e 28% daquelas com atuação no mercado interno.
A consulta, realizada via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades, contou com participação de empresas de médio porte (79%), pequenas e micro (19%) e grande porte (2%). Foram recebidas 47 respostas válidas. Confira o material na íntegra aqui.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024