
O evento reunirá profissionais da área jurídica, setores de comércio e indústria para debater temas relacionados aos Direitos Marítimo, Portuário e Aduaneiro na atualidade.
De 23 a 25 de setembro acontecerá o I Congresso Nacional Digital de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais do Espírito Santo e Pernambuco, através da suas Comissões de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro.
O evento contará com a presença de diversas autoridades do país tem como objetivo fomentar entre os debatedores e demais participantes, tanto da área jurídica, quanto dos setores de comércio e indústria, a discussão sobre os principais temas afetos aos Direitos Marítimo, Portuário e Aduaneiro na atualidade, na busca de soluções para a otimização, logística, economia e, claro, as perspectivas de futuro diante das últimas crises, econômicas e institucionais, que assolaram o país.
De acordo com a presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/ES, Luciana Mattar Vilela Nemer, “o evento contará com uma pluralidade de palestrantes, pra dar voz a todos os setores que interagem com o Comércio Exterior, em uma abordagem atual sobre temas relevantes e que estão em constante evolução”. A ideia é abordar temas específicos para que se consiga dar profundidade aos assuntos (alcançando os especialistas) ao mesmo tempo em que se permita a exposição didática (para atrair estudantes e entusiastas dos temas). No que se refere ao setor de exportação de rochas, há temas interessantes como os impactos da Reforma Tributária no Direito Aduaneiro, que abordará o impacto na competitividade brasileira no comércio exterior e o histórico do posicionamento do judiciário, e seus comparativos, no sentido do que a Reforma Tributária tenderia a corrigir quanto à compreensão do Direito Aduaneiro. E, também, análises específicas quanto Protocolo de Quioto e os principais ganhos e avanços do Brasil em relação aos compromissos assumidos no Acordo de Facilitação ao Comércio; e as medidas que podem ser tomadas para que o governo brasileiro avance na facilitação do comércio sem que isso comprometa seu controle aduaneiro.
A superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani, confirmou sua presença no congresso que será 100% online e tem promoção dividida em três dias com painéis sobre diversos assuntos a partir das 14h. O evento é gratuito. Clique aqui e inscreva-se!

Veja também
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025
Centrorochas celebra 20 anos ...
18 de fevereiro de 2025
Centrorochas promove diálog ...
21 de janeiro de 2025