Conselho do Centrorochas debate certificação setorial e importância do desafio nacional para estudantes de arquitetura e urbanismo

  • Home
  • Notícias
  • Conselho do Centrorochas debate certificação setorial e importância do desafio nacional para estudantes de arquitetura e urbanismo

Com o intuito de difundir a aplicação de rochas naturais e ornamentais do Brasil no setor de arquitetura e contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos novos profissionais, o Centrorochas, a Wonasa e a Vitoria Stone Fair irão lançar o Desafio Natural Stone – 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura. O assunto foi um dos temas da reunião do Conselho Deliberativo Fiscal, realizada no dia 08 de agosto.

Sob o comando do presidente do Centrorochas, Tales Machado, do vice, Fabio Cruz, e do diretor executivo, Celmo de Freitas, o grupo debateu amplamente a importância desta ação que conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

O concurso será lançado em um evento para convidados no próximo dia 16 de agosto, no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera. Na oportunidade, estarão reunidos representantes dos realizadores e apoiadores, coordenadores de cursos de arquitetura e urbanismo, arquitetos e imprensa especializada. O presidente do Centrorochas, Tales Machado, destacou a importância do tema para o setor. “Essa aproximação com os especificadores é um desejo antigo do segmento. É muito bom ver que a entidade está conseguindo ir ao encontro dos anseios dos empresários”, afirmou. “O objetivo é que, a partir do lançamento, o Desafio chegue aos cursos de arquitetura e urbanismo de todo o país atingindo cerca de 80 mil estudantes dessas áreas”, completou o vice-presidente da entidade, Fabio Cruz.

 

Certificação Setorial/ EPD

De modo geral, a EPD (Environmental Product Declarations), sigla que em português significa Declaração Ambiental de Produto (DAP), é um documento produzido e auditado de forma independente que resume informações sobre o ciclo de vida ambiental e os impactos de produtos. De olho na evolução do mercado de construção mundial, o Centrorochas vem estudando o assunto e buscando uma solução setorial. Em pauta na reunião do conselho, a importância e urgência do tema foi exaltada por todo grupo, bem como a necessidade de estudo dos três principais produtos do segmento nacional: mármore, granito e quartzito. Ações serão implementadas para evolução efetiva do tema.

Além desses, outros assuntos foram abordados na reunião do Conselho.