
O Comitê Gestor do It’s Natural – Brazilian Natural Stone reuniu-se no dia 02 de abril e pauta contou com avaliação das ações realizadas até o momento e debate sobre futuras estratégias a serem seguidas. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, combinou participantes presenciais no Edifício Findes, em Vitória, com outros de forma virtual.
O analista de projetos setoriais e gestor no projeto setorial pela ApexBrasil, Emerson Raiol, que também é presidente do Comitê, iniciou as discussões destacando os marcos alcançados desde o início do programa promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Reconhecendo os esforços e a resiliência do setor, ele ressaltou a diversificação de mercados como uma das metas alcançadas, visando atingir novos públicos além das ações tradicionais.
Tales Machado e Fabio Cruz, presidente e vice do Centrorochas, expressaram gratidão em nome do setor de rochas naturais nacional por todo comprometimento e suporte oferecidos pela ApexBrasil. “A contribuição oferecida pela Agência Nacional não se limita ao suporte financeiro, é imprescindível destacar também todo esforço humano e técnico, que inclui o oferecimento de ferramentas como estudos de mercado e comunicação estratégica”, frisaram.
A gerente do It’s Natural, Jessica Machado, conduziu a reunião apresentando uma análise detalhada das ações realizadas no período de janeiro de 2023 a março de 2024. Foram identificadas 24 ações, sendo que algumas se destacaram pela amplitude de impacto.
A participação do Brasil na Big 5 2023 foi um dos pontos discutidos. Gustavo Probst, membro do grupo, realçou o aumento do conhecimento sobre os quartzitos brasileiros no Mundo Árabe, enfatizando a importância da presença consistente nessas iniciativas para consolidar a imagem do Brasil como um fornecedor confiável e de qualidade.
Outro evento de destaque foi a KBIS 2024, cujos resultados tiveram um impacto substancial no setor de pedras naturais de outros países, que já procuraram o Brasil para benchmarking em razão da presença institucional relevante.
A estratégia adotada na Xiamen 2024 também foi lembrada como exemplo recente de ação assertiva. Como a ação não fazia parte do projeto setorial, ela foi realizada com recursos próprios. A importância do mercado foi ponto de debate da reunião, bem como a inclusão desta feira no cronograma de eventos.
Novas ações
O Comitê Gestor debateu e votou pela possibilidade de inclusão de novas ações no projeto setorial. Os itens serão levados para validação da ApexBrasil, são eles:
– Criação Showroom nos Estados Unidos: inclusão de espaços dedicados para exposição de rochas naturais brasileiras em depósitos nos Estados Unidos. Projeto piloto iniciará com atuação em região específica.
– Participação na Jakarta Surface Show (que acontecerá em junho de 2024), seguida de Missão Prospectiva na Indonésia;
– Missões Prospectivas em Portugal e EUA;
– Inclusão da KBIS e Xiamen 2025.
Reforçando o compromisso contínuo, o Comitê Gestor irá se reunir novamente na primeira semana de julho. Em tempo, o convênio atual está programado para vigorar até dezembro.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 202 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025