
O Anuário ES 2025, publicação de A Gazeta que reúne análises, dados e tendências sobre o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo, foi lançado no dia 02 de dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Reconhecido há mais de duas décadas como uma referência para compreender os rumos do Estado, o anuário destaca a força de setores estratégicos e o papel capixaba no cenário nacional, entre eles, o de rochas naturais, no qual o Espírito Santo é o maior exportador do Brasil.
Patrocinadora da edição, a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) esteve presente ao evento, representada pelo superintendente Giovanni Francischetto e pela head de Comunicação Karina Porto-Firme. A cerimônia reuniu autoridades, empresários e formadores de opinião, reforçando a importância de iniciativas que promovem informação qualificada, planejamento e diálogo entre setores produtivos.
Durante o lançamento, o governador Renato Casagrande destacou o alinhamento do conteúdo do Anuário com o momento atual do Espírito Santo, marcado por avanços em sustentabilidade, investimentos estratégicos e transformações econômicas significativas. Em seguida, o painel “Logística e infraestrutura: oportunidades e desafios”, mediado pelo colunista Abdo Filho, ampliou o debate sobre temas essenciais para o desenvolvimento capixaba, contando com as contribuições de Pablo Lira, diretor-presidente do IJSN, e Paulo Vitor, diretor e cofundador da Gralsin Logística Integrada. A discussão reforçou o papel do Espírito Santo como hub logístico nacional, aspecto diretamente ligado ao desempenho e à competitividade do setor de rochas naturais no país e no exterior.
A versão digital do Anuário ES 2025 já está disponível ao público e pode ser acessada no link: https://www.agazeta.com.br/anuario/acesse-aqui-o-anuario-espirito-santo-2025-de-a-gazeta-1225
Mais conteúdos e detalhes sobre a publicação estão reunidos na página especial de A Gazeta: https://www.agazeta.com.br/anuario
Veja também
Rochas naturais brasileiras ...
17 de novembro de 2025
Classificação tarifária: ...
11 de agosto de 2025
Setor de rochas brasileiro c ...
11 de agosto de 2025












