Colaboração Global em sustentabilidade de rochas naturais ganha impulso na Marmomac

  • Home
  • Sem categoria
  • Colaboração Global em sustentabilidade de rochas naturais ganha impulso na Marmomac

Na Marmomac 2024, em Verona, Itália, a Aliança Estratégica de Rochas Naturais (NSSA) reuniu associações comerciais de rochas naturais de todo o mundo para avançar nas iniciativas de sustentabilidade. Entre as principais figuras envolvidas estão Flavio Marabelli (Confindustria Marmomacchine), Fabio Cruz (Centrorochas), Nelson Cristo (Assimagra) e Jim Hieb (Natural Stone Institute).

O principal item da agenda foi a iniciativa de Colaboração Global de EPDs (Declarações Ambientais de Produto). Foi apresentada e discutida uma abordagem faseada para a publicação de EPDs específicos por região, que serão eventualmente combinados em uma média global do setor. Esses EPDs serão utilizados para promover a rocha natural como um material de construção de baixo carbono. Esse esforço tem grande potencial para fortalecer a posição da indústria no setor de construção, especialmente à medida que os esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para combater as mudanças climáticas se intensificam.

Facilitando a discussão esteve Sarah Gregg, líder de sustentabilidade do Natural Stone Institute, que foi fundamental na organização e condução dessas discussões estratégicas. Gregg comentou: “A comunidade de design está cada vez mais focada em combater as mudanças climáticas, e a indústria de rochas naturais tem uma oportunidade significativa de se posicionar como uma escolha sustentável. A iniciativa de Colaboração Global de EPDs é um passo crucial para demonstrar o compromisso da indústria com a sustentabilidade em escala global. Ao unir nossos recursos e conhecimentos, podemos estabelecer os conjuntos de dados quantificados e a mensagem necessária para que a pedra seja reconhecida como uma solução para reduzir o carbono incorporado nos projetos de construção em todo o mundo.”

Pesquisas iniciais sobre os impactos do ciclo de vida da produção de rochas naturais demonstraram seu baixo potencial de aquecimento global. Com a crescente pressão para reduzir as emissões, as rochas naturais se destacam como uma opção sustentável em comparação com materiais alternativos, que frequentemente envolvem processos de fabricação mais complexos, múltiplos ingredientes e potenciais riscos à saúde.

Dado que várias das organizações presentes têm experiência com relatórios ambientais, a NSSA está bem posicionada para estabelecer as melhores práticas em coleta de dados, engajamento de empresas associadas e estratégias eficazes de marketing.

Na reunião, representantes de 10 países se comprometeram a participar da iniciativa de Colaboração Global de EPDs. Os próximos passos envolvem alcançar outros países e incentivá-los a se envolver. Cada associação participante nomeará um operador de programa local para contribuir com esse esforço, começando com o envio de feedback sobre um documento preliminar de orientações para PCR. O objetivo é que o relatório global de EPDs para rochas naturais esteja pronto para distribuição no início de 2026.

As seguintes associações já se comprometeram a participar da Colaboração Global de EPDs:

Brasil: Centrorochas

Portugal: Assimagra

Reino Unido: Stone Federation of Great Britain

Finlândia: Kivi

Itália: Confindustria Marmomacchine

Turquia: Associação de Exportadores de Minerais do Egeu (EMIB)

Grécia: Associação Grega de Mármore

Alemanha: Deutscher Naturwerkstein-Verband

Espanha: Cluster del Granito, Mármol de Alicante e Centro Tecnológico del Mármol

Estados Unidos: Natural Stone Institute

Marabelli comentou: “A Confindustria Marmomacchine está extremamente satisfeita com os resultados da reunião e com a excelente participação das principais associações setoriais nacionais de todo o mundo. Elas estão comprometidas em concluir, no prazo acordado, seus EPDs nacionais e, posteriormente, trabalhar em conjunto para verificar a oportunidade e viabilidade de criar um EPD global para materiais de pedra. Outro motivo de satisfação com a reunião foi a decisão de ampliar o número de associações nacionais participantes da Aliança Estratégica de Rochas Naturais (NSSA) e, acima de tudo, a decisão de constituir formalmente uma entidade de representação global, uma organização permanente que reúne todas as associações do setor a nível mundial para lidar juntas com qualquer questão de óbvia importância estratégica para a indústria de rochas mundial, começando pelo EPD global.”

Essa colaboração histórica marca um passo significativo para posicionar as rochas naturais como líderes em materiais de construção sustentáveis no cenário global.

Fonte: Stone News