pixel

Centrorochas integra missão presidencial na China e reforça laços com mercado asiático

  • Home
  • Sem categoria
  • Centrorochas integra missão presidencial na China e reforça laços com mercado asiático

Associação representou o setor de rochas naturais no Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu autoridades e mais de 700 empresários dos dois países, em Pequim.

Em um ambiente marcado por novos acordos e grandes expectativas, o setor de rochas naturais esteve presente no Seminário Empresarial China-Brasil, realizado no dia 12 de maio, em Pequim, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. O Centrorochas foi representado por Thiago Fukuda, gerente do programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que participou do evento em nome do presidente da associação, Tales Machado.

Durante o seminário, o governo brasileiro anunciou R$ 27 bilhões em novos investimentos chineses no Brasil, consolidando o encontro como um marco no aprofundamento das relações comerciais entre os dois países. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o papel estratégico do evento e revelou que a Agência mapeou 400 oportunidades de negócios entre Brasil e China.

A participação do Centrorochas reforça o compromisso do setor de rochas naturais brasileiro com a expansão da presença internacional e o fortalecimento das relações com mercados estratégicos como o chinês. A China é o segundo principal destino das rochas naturais brasileiras. Em 2024, o país asiático desempenhou um papel estratégico, sendo responsável por US$ 218,5 milhões das exportações do setor – o que representa 12,3% do total exportado pelo Brasil e um crescimento expressivo de 25% em relação ao ano anterior. Por sua relevância, o mercado chinês é considerado prioridade nas ações do It’s Natural, projeto setorial executado pelo Centrorochas em parceria com a ApexBrasil.

Em março deste ano, a força do setor também foi evidenciada na Xiamen Stone Fair, maior evento de rochas naturais do Oriente, quando o Brasil estreou como Guest Country of Honor na edição que celebrou os 25 anos da feira. A participação reuniu 20 empresas brasileiras, apoiadas pelo It’s Natural, que projetaram US$ 32,9 milhões em novos negócios para os próximos 12 meses – mais que o dobro da expectativa registrada na edição anterior.

Este foi o 15º encontro empresarial internacional promovido pela ApexBrasil desde o início do atual governo, reafirmando o foco da política externa brasileira na promoção comercial e na atração de investimentos.

Para o presidente do Centrorochas, Tales Machado, o destaque na feira e a participação em agendas estratégicas como o seminário em Pequim são reflexo da sólida parceria entre o Brasil e a China e de um trabalho contínuo para reforçar o posicionamento do setor de rochas naturais como protagonista no cenário global.