
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levarão 12 empresas de rochas naturais ao México, em missão comercial que acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto. A ação acontece por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de incentivo às exportações de rochas ornamentais brasileiras. A iniciativa contempla rodadas de negócios com compradores locais e seminário na embaixada do Brasil no país.
O México, país presente entre as quinze maiores economias do mundo e é a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil. Com 126 milhões de habitantes (senso 2021), tem registrado bom desempenho econômico. De acordo com o FMI, o PIB mexicano cresceu cerca de 2,1% em 2022, devido, principalmente, a uma melhoria gradual do mercado de trabalho, que reduziu o índice de desemprego a 3,3% da população e impactou positivamente o consumo das famílias. Para 2023, a expectativa atualizada de crescimento segundo o Goldman Sachs está em 1,8% do PIB em 2,1%.
Em se tratando de rochas naturais, as exportações vêm ganhando mais representatividade a cada ano. Atualmente o México ocupa o 4º principal destino das exportações brasileiras. Em 2022, o país importou do Brasil US$ 53 milhões, registrando crescimento de 4% sobre ano anterior. No primeiro semestre deste ano, enquanto as exportações brasileiras de rochas naturais para o mundo registraram queda de 13,4%, para o México houve um crescimento de 8,13%, somando US$ 26,9 milhões de receita e uma participação de 4,9% no total das rochas exportadas pelo Brasil. O granito é o material mais consumido pelos mexicanos. Ele representa 77% do volume total, seguido pelos quartzitos que têm 20% de participação no mix importado pelo país.
Participarão da ação empresas do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. São elas: Angramar, Basalto São Cristóvão, Brumagran, Cajugram, Comil Cotaxé, Decolores, Granos, Magban, Marbrasa, Mineração Borchardt, Minete Pedras e Nova Aurora.
Para o gerente do Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, a missão se concretiza como uma boa opção de promoção das rochas brasileiras no México, um dos países-alvo do It’s Natural. “As expectativas, neste contexto, são bastante positivas, uma vez que as exportações para o México vêm crescendo nos anos mais recentes, o que comprova a assertividade do projeto setorial, principalmente após estudo de mercado realizado no ano passado”, avalia.
Estudo de Mercado
O México foi tema de estudo de mercado realizado pelo Centrorochas e pela ApexBrasil. Durante evento de lançamento, realizado em outubro do ano passado, o economista responsável pelo trabalho, Marcelo Prado, sócio-diretor da IEMI Inteligência de Mercado, comentou sobre a abertura do país para as rochas brasileiras. “A boa receptividade e diversidade das rochas brasileiras garante uma vantagem competitiva entre os concorrentes. Com forte redução na produção local, mais do que nunca, o México necessita de importações para suprir essas demandas. E esta é uma excelente oportunidade para os exportadores de rochas brasileiras”, destacou.
O acesso ao documento completo com o Estudo do México é exclusivo para as empresas apoiadas pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone. A solicitação deve ser feita por meio do e-mail centro@centrorochas.org.br. As empresas que ainda não são apoiadas pelo projeto setorial, podem solicitar sua adesão gratuita. Além de acesso a todas as oportunidades do programa, já na conclusão do processo de adesão, poderá receber o Estudo do México na íntegra! A trilha de inscrição é 100% online, basta preencher o link e a equipe do It’s Natural entrará em contato para finalização do pedido: https://podio.com/webforms/26378838/1995038
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025