
Fabricada a partir de resíduos de pedra, a peça incorporou precisão tecnológica e design sustentável, com 204 horas de trabalho CNC e detalhes meticulosos, tornando-a destaque da presença do Brasil na KBIS 2025.
O compromisso com a sustentabilidade foi um dos grandes destaques da participação brasileira na KBIS 2025 (Kitchen & Bath Industry Show), o maior evento de design de cozinhas e banheiros da América do Norte, que aconteceu de 25 a 27 de fevereiro no Centro de Convenções de Las Vegas. O estande “It’s Natural – Brazilian Natural Stone” apresentou um projeto inovador que uniu design, tecnologia e responsabilidade ambiental.
A participação brasileira no evento foi fruto do programa que leva o mesmo nome do espaço, desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A presença estratégica teve como objetivo conectar as rochas naturais brasileiras aos principais designers e arquitetos do mercado norte-americano, destacando o valor da sustentabilidade e da inovação no design global. Para materializar esse conceito, o espaço foi projetado pelo renomado escritório uruguaio La Agencia, que buscou evidenciar a incomparável geodiversidade brasileira – a maior do planeta – e a força criativa que caracteriza o setor de rochas naturais do Brasil.
Um dos principais destaques do estande foi o balcão confeccionado em quartzito Vitória Régia. O móvel representou a busca constante pela sustentabilidade no setor de rochas brasileiro. A peça foi criada a partir da reutilização dos casqueiros – sobras naturais do corte dos blocos de pedra que normalmente seriam descartadas. Em vez de se tornarem resíduos, essas partes foram incorporadas à seção curva do balcão, mantendo suas formas e características originais. Para realçar o aspecto rústico e os veios únicos do quartzito, as peças passaram por um processo de jateamento, conferindo ainda mais personalidade e autenticidade ao design.
A execução do projeto demandou tecnologia de ponta, com um total de 204 horas de máquina CNC (do inglês Computer Numeric Control) dedicadas à produção das peças curvas, resultando em 15 dias de trabalho contínuo para alcançar a precisão necessária. A confecção dos tampos e da base exigiu mais 90 horas de processamento, com sete dias destinados ao corte e acabamento das peças curvas. Esse nível de detalhamento só foi possível graças à excelência tecnológica aplicada na transformação da matéria-prima.
Extraído no estado brasileiro do Pará, o quartzito Vitória Régia se destaca por seus veios marcantes e suas tonalidades que variam do verde claro ao verde mais profundo. O acabamento Levigado valoriza a sofisticação do material, enquanto o acabamento Vulcano proporciona uma experiência visual e tátil mais próxima da textura natural da rocha.
“O Balcão vai além de ser apenas uma peça de design, ele representa o compromisso do setor de rochas naturais brasileiro com a beleza sustentável, a inovação tecnológica e a valorização da matéria-prima”, afirmou o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz. “No centro do balcão, tivemos uma árvore (Carolina Cherry) simbolizando a perfeita conexão entre design e natureza. Assim como as pedras naturais, capazes de se adaptar a qualquer ambiente. Isso traduziu a essência do setor brasileiro, que uniu criatividade e respeito à natureza para oferecer soluções de alto impacto no design global”, concluiu.
A diversidade brasileira em um só espaço
Sete empresas líderes do setor de rochas naturais brasileiro abraçaram a missão de mostrar o protagonismo do país na KBIS: Brasigran, Brothers in Granite, Decolores, Granos, Magban, Nova Aurora e Zucchi Stones. Juntas, elas levaram ao evento a diversidade, qualidade, beleza, inovação e toda sustentabilidade que definem o arranjo do produto de rochas do Brasil.
- Piso: MagBlanc (Magban) – acabamento fosco
- Parede: Terracota (Granos) – acabamento escovado
- Balcão: Vitória Régia (Brasigran) – acabamento levigado e vulcano
- Mobiliário:
- Aurora Blue (Nova Aurora)
- Cristallo Illuminatis (Brothers in Granite)
- Matterhorn (Zucchi Stones)
- Splendido (Decolores)
- Bronzite (Decolores)
- Aurora Green (Nova Aurora)
Programação educacional
Durante o evento, o It’s Natural – Brazilian Natural Stone ofereceu uma programação educacional exclusiva aos visitantes, com palestras conduzidas por especialistas no setor de rochas naturais brasileiro. As apresentações trouxeram insights valiosos sobre a diversidade, a inovação e a sustentabilidade das rochas naturais em projetos de design. Além disso, os designers e arquitetos presentes obtiveram créditos CEU (Continuing Education Units), agregando valor ao seu desenvolvimento profissional.
25 de fevereiro
12h – Cerimônia de abertura do estande
12h30 – Palestra “The diversity and uniqueness of Natural Stone, com Fabio Cruz (Centrorochas)
26 de fevereiro
11h30 – Palestra “Brazilian Natural Stones: Sustainable Legacy for Modern Design”, com Breanna Covell e Nancy Carter (Zucchi Stones)
14h30 – Palestra “Geodiversisity to Exclusivity: The Journey of Brazilian Natural Stones In Interior Design”, com Gonsalo Machado (Magban)
27 de fevereiro
11h30 – Palestra “Exploring the Immense Diversity of Brazilian Natural Stone and Its Finishes”, com Fernando Salume (Brothers in Granite)
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Veja também
Setor de rochas cresce apesa ...
14 de novembro de 2025
Stone Core 2025 reúne lider ...
13 de novembro de 2025
Setor de rochas naturais lev ...
10 de novembro de 2025













