
Iniciativas setoriais em Dubai e Abu Dhabi, em outubro, reforçam estratégia de internacionalização do setor. Detalhes da governança do hub serão apresentados na 2ª edição do Stone Core, em novembro.
O setor brasileiro de rochas naturais está cada vez mais próximo de consolidar uma de suas mais ousadas iniciativas de internacionalização: a criação do Brazilian Natural Stone Hub, nos Emirados Árabes Unidos. Com foco em logística, presença comercial estruturada e reposicionamento do Brasil como fornecedor premium para o Oriente Médio, a proposta ganhou força após uma intensa agenda liderada pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) no início de outubro, em Dubai e Abu Dhabi.
O hub em desenvolvimento visa a criação de um centro logístico e promocional permanente na região, garantindo disponibilidade imediata, variedade e padrão consistente de qualidade para atender uma demanda reprimida por materiais sofisticados e com narrativa de procedência, atributos reconhecidos nas pedras naturais brasileiras.
Na agenda nos Emirados Árabes, realizada entre os dias 01 e 04 de outubro, o arranjo produtivo de rochas foi representado pelo vice-presidente da Centrorochas, Fábio Cruz, que apontou a necessidade de diversificar mercados como uma questão de sobrevivência para o setor. “O Oriente Médio vem se mostrando uma região estratégica para quem busca fugir da dependência de mercados tradicionais e alcançar clientes que valorizam diferenciação, qualidade e exclusividade”, destacou.
Reuniões estratégicas reforçam demanda e validação do projeto
Com esse foco, entre os dias 02 e 04 de outubro, o vice-presidente participou de uma série de encontros com autoridades diplomáticas, líderes empresariais e potenciais parceiros locais. A proposta do hub foi apresentada no Encontro com SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas do Oriente Médio e Índia, realizado pela ApexBrasil e pelo Ministério das Relações Exteriores, com a presença de nomes como Jorge Viana (presidente da ApexBrasil), Sidney Leon (embaixador nos Emirados Árabes) e Marcus Vinicius Pinta Gama (MRE)
A agenda incluiu ainda reuniões individuais que fortaleceram a viabilidade do projeto. Em Abu Dhabi, em encontro com Ilson Hulle, diretor executivo do Porto de Abu Dhabi (AD Ports Group), o representante da Centrorochas discutiu possibilidades de cooperação logística para o futuro hub e repercutiu o anúncio da nova rota direta entre o Porto do Rio de Janeiro e Abu Dhabi, lançada recentemente pela MSC. A conexão foi celebrada como um avanço estratégico que pode eliminar gargalos logísticos, reduzir prazos e consolidar os Emirados como porta de entrada para a pedra natural brasileira no Oriente Médio.
Já em reunião em reunião com o marmorista George Henawy, referência na região, ficou claro o crescimento no uso de pedras brasileiras em obras institucionais. O profissional manifestou apoio à estruturação do hub logístico que permita acesso facilitado e contínuo aos materiais nacionais.
Em Dubai, a incorporadora de luxo Alpago Properties, responsável por mansões assinadas por nomes como Pininfarina, demonstrou interesse imediato pela proposta e manifestou intenção de parceria estratégica para acelerar a estruturação do projeto. Também houve conversa com a Ornare Dubai, uma das marcas brasileiras mais prestigiadas em mobiliário de alto padrão, que ofereceu seu showroom como vitrine para ações promocionais e workshops sobre rochas brasileiras voltados a arquitetos e designers da região.
Governança em construção e apresentação no Stone Core
Com as validações obtidas no campo, a Centrorochas agora avança para a etapa de estruturação da governança do Brazilian Natural Stone Hub. O modelo está sendo desenhado para contemplar ações conjuntas de logística, promoção e presença comercial, com envolvimento direto das empresas exportadoras brasileiras.
A proposta será apresentada em primeira mão durante a 2ª edição do Stone Core, evento de planejamento estratégico do setor, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Detalhes da programação serão divulgados em breve, mas a associação já convida as empresas a bloquearem suas agendas para esse importante marco.
Ações previstas para novembro nos Emirados
Como desdobramento da agenda de outubro, a Centrorochas retornará à região em novembro com uma série de ações práticas:
- Participação na feira Big 5 Global, de 24 a 27 de novembro, em Dubai.
- Rodada de negócios com importadores e especificadores de materiais.
- Visita institucional ao Porto de Abu Dhabi, um dos pilares logísticos do projeto.
- Missão prospectiva na Arábia Saudita, país apontado como uma das economias mais promissoras para as próximas décadas.
Foto ilustrativa: Banco de imagens Centrorochas
Veja também
Brasil faz história na Marm ...
13 de outubro de 2025
De Washington a Orlando: roc ...
9 de outubro de 2025
Showroom da Ornare em Dubai ...
7 de outubro de 2025