Alckim apresenta iniciativas para fortalecimento industrial no I Encontro Nacional da Indústria e Serviços

  • Home
  • Notícias
  • Alckim apresenta iniciativas para fortalecimento industrial no I Encontro Nacional da Indústria e Serviços

No contexto do I Encontro Nacional da Indústria e Serviços, realizado no dia 05 de março, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o setor de rochas naturais ganhou destaque com a participação do superintendente do Centrorochas, Giovanni Francischetto. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reuniu diversas autoridades e representantes de mais de 30 entidades setoriais para apresentar iniciativas dos diversos órgãos governamentais para desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer a indústria nacional.

 

O vice-presidente e ministro do Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin apresentou principais pontos da Nova Indústria Brasil, com seus eixos de inovação, sustentabilidade, produtividade e capacidade exportadora, e destacou importantes projetos de lei que tramitam no Congresso atualmente para fortalecimento da indústria nacional.

 

Entre eles, o BNDES Exim, projeto que autoriza o banco a retomar financiamentos de serviços prestados por empresas brasileiras no exterior, gerando emprego e renda aqui, a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento, título que torna o crédito mais barato, nesse caso, para projetos industriais e o projeto de Depreciação Acelerada que antecipa abatimentos fiscais para a renovação de máquinas e equipamentos do parque fabril brasileiro e pretende melhorar a produtividade e atrair mais investimentos.

 

Além do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; participaram do encontro o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o presidente da Fiesp, Josué Gomes; diretores de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, e de Negócios, Ana Reppeza, dentre outros convidados. Todos unidos com o intuito de discutir uma nova agenda estratégica para os setores industriais e de serviços, bem como explorar perspectivas para os negócios internacionais.

 

A presença do Centrorochas nesta agenda reforça a relevância do setor de rochas naturais brasileiro para a economia nacional e seu potencial no mercado internacional.