O Comitê Gestor do It’s Natural – Brazilian Natural Stone reuniu-se no dia 02 de abril e pauta contou com avaliação das ações realizadas até o momento e debate sobre futuras estratégias a serem seguidas. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, combinou participantes presenciais no Edifício Findes, em Vitória, com outros de forma virtual.
O analista de projetos setoriais e gestor no projeto setorial pela ApexBrasil, Emerson Raiol, que também é presidente do Comitê, iniciou as discussões destacando os marcos alcançados desde o início do programa promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Reconhecendo os esforços e a resiliência do setor, ele ressaltou a diversificação de mercados como uma das metas alcançadas, visando atingir novos públicos além das ações tradicionais.
Tales Machado e Fabio Cruz, presidente e vice do Centrorochas, expressaram gratidão em nome do setor de rochas naturais nacional por todo comprometimento e suporte oferecidos pela ApexBrasil. “A contribuição oferecida pela Agência Nacional não se limita ao suporte financeiro, é imprescindível destacar também todo esforço humano e técnico, que inclui o oferecimento de ferramentas como estudos de mercado e comunicação estratégica”, frisaram.
A gerente do It’s Natural, Jessica Machado, conduziu a reunião apresentando uma análise detalhada das ações realizadas no período de janeiro de 2023 a março de 2024. Foram identificadas 24 ações, sendo que algumas se destacaram pela amplitude de impacto.
A participação do Brasil na Big 5 2023 foi um dos pontos discutidos. Gustavo Probst, membro do grupo, realçou o aumento do conhecimento sobre os quartzitos brasileiros no Mundo Árabe, enfatizando a importância da presença consistente nessas iniciativas para consolidar a imagem do Brasil como um fornecedor confiável e de qualidade.
Outro evento de destaque foi a KBIS 2024, cujos resultados tiveram um impacto substancial no setor de pedras naturais de outros países, que já procuraram o Brasil para benchmarking em razão da presença institucional relevante.
A estratégia adotada na Xiamen 2024 também foi lembrada como exemplo recente de ação assertiva. Como a ação não fazia parte do projeto setorial, ela foi realizada com recursos próprios. A importância do mercado foi ponto de debate da reunião, bem como a inclusão desta feira no cronograma de eventos.
Novas ações
O Comitê Gestor debateu e votou pela possibilidade de inclusão de novas ações no projeto setorial. Os itens serão levados para validação da ApexBrasil, são eles:
– Criação Showroom nos Estados Unidos: inclusão de espaços dedicados para exposição de rochas naturais brasileiras em depósitos nos Estados Unidos. Projeto piloto iniciará com atuação em região específica.
– Participação na Jakarta Surface Show (que acontecerá em junho de 2024), seguida de Missão Prospectiva na Indonésia;
– Missões Prospectivas em Portugal e EUA;
– Inclusão da KBIS e Xiamen 2025.
Reforçando o compromisso contínuo, o Comitê Gestor irá se reunir novamente na primeira semana de julho. Em tempo, o convênio atual está programado para vigorar até dezembro.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 202 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024