Centrorochas promove diálogo estratégico com ApexBrasil, em Brasília

  • Home
  • Notícias
  • Centrorochas promove diálogo estratégico com ApexBrasil, em Brasília

O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, e superintendente, Giovanni Francischetto, participaram de uma agenda com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, e a gerente de indústria e serviços, Maria Paula Veloso.

A reunião institucional aconteceu no dia 22 de fevereiro, na sede da agência, em Brasília, e contou ainda com a presença do assessor jurídico da associação, para questões ambientais, Victor Athayde.

Além de discutir os desafios e oportunidades do setor, os representantes do Centrorochas iniciaram alinhamento para a organização de um evento na ApexBrasil, com a presença de empresários do arranjo produtivo. O encontro tem previsão de acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. O momento terá como foco o debate de questões estratégias para impulsionar o desenvolvimento da indústria de rochas naturais do Brasil.

Além disso, foi feito convite formal ao presidente Jorge Viana para participar da Cachoeiro Stone Fair 2024, a maior vitrine de negócios do mercado brasileiro de rochas, realizada anualmente em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e que acontecerá de 27 a 30 de agosto. Também houve o pedido para a realização de outra edição do Projeto Comprador por meio do programa Exporta Mais Brasil. Em 2023, quando, a convite da ApexBrasil, em parceria com o Centrorochas, nove compradores internacionais se reuniram com 24 empresas de rochas, cerca de R$ 15 milhões em negócios foram projetados para os 12 meses seguintes ao evento.

Em tempo, o Centrorochas e a ApexBrasil são parceiras na promoção do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas naturais brasileiras. Com 195 empresas apoiadas, o projeto realiza, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização, ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.