Em visita ao Espírito Santo nesta quinta-feira, 14 de outubro, o Cônsul Geral da República da Argentina no Rio de Janeiro, Claudio Gutierrez, e o 1º Secretário da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina em Brasília, Alfredo Curi, foram recebidos pelo 1º vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, e pelo presidente do Centrorochas, Tales Machado, durante visita para aproximação comercial.
O encontro aconteceu no edifício da federação das indústrias capixaba, em Vitória, e contou com a presença do gerente executivo de negócios, Cícero Grams, e do especialista do Centro Internacional de Negócios (CIN-ES), Gustavo Nunes, que fez uma apresentação sobre as potencialidades do Espírito Santo, destacando, entre outros pontos, sua força no comércio internacional.
Representando a presidente da Findes, Cris Samorini, Baraona destacou a vocação logística do Estado, bem como sua força no comércio exterior com produtos como minério de ferro, rochas ornamentais e óleo e gás. “Estamos em um momento em que a iniciativa privada precisa cuidar um pouco da política e trabalhar em parceria com o poder público para crescimento da economia, geração de emprego e diminuição das dificuldades sociais”, frisou.
“Temos acordos de cooperação firmados com várias instituições, todos com objetivos alinhados que beneficiam ambas as partes. Nosso foco é aumentar as exportações de bens e serviços. Conhecemos vários produtos capixabas, dentre eles, os mármores e granitos produzidos aqui”, completou o cônsul.
Maior exportador de rochas ornamentais do país, o Espírito Santo foi responsável, em 2020, por cerca de 30% das importações argentinas de rochas ornamentais. “No ano passado, acumulamos um faturamento de 4,2 milhões de dólares com as exportações para a Argentina. Este ano, até setembro, o Brasil soma faturamento de 5,2 bilhões de dólares com as vendas para lá”, destacou Tales Machado.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024