A Live Comex, organizada pelo Banco do Brasil, com participação do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destacou oportunidades para as empresas brasileiras no mercado indiano. O evento aconteceu nesta terça-feira, 21 de setembro, e contou com a participação do gerente do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro.
Durante sua intervenção, Rogério destacou as ações do projeto setorial, resultado do convênio firmado entre o Centrorochas e a Apex-Brasil, que visa promover o segmento no mercado internacional. “A Índia é um dos oito mercados prioritários a serem trabalhados nos próximos dois anos, período do projeto, e temos ações específicas para o país como um estudo de abertura de mercado, previsto para o primeiro semestre do ano que vem”, anunciou referindo-se à ação que envolve estudo, missão prospectiva, webinário de apresentação e missão comercial ao país.
O especialista em Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Ulisses Pimenta, foi outro painelista convidado e destacou a grandiosidade do mercado indiano. “A Índia é a economia que mais cresce no mundo e compra rochas ornamentais de vários países, tendo Turquia e Itália como principais fornecedores e o Brasil ocupa a 6ª posição desse mercado”, afirmou.
O gerente executivo de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, Vinicius Zanchi, apresentou o cenário das economias nacional e mundial que o time do BB tem sinalizado para o final de 2021 e para o ano que vem. “Vemos um cenário de recuperação econômica em meio a riscos. O cenário econômico internacional ainda é favorável, mas, daqui pra frente, se tivemos que ponderar os riscos, eles são assimétricos. No lado doméstico, a posição também é de cautela, considerando o cenário de reformas e a entrada em ano de eleições”, apontou.
Ao final do evento, o gerente de Negócios Internacionais do BB, Murilo Almeida, apresentou as linhas oferecidas pelo banco que beneficiam o setor de rochas ornamentais, a exemplo do PROEX Financiamento que, em 2021, completa 30 anos. “Este é um programa de financiamento de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, a custo compatíveis com os praticados no mercado internacional”, exemplificou.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024