O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, conheceu de perto nesta quarta-feira, 19 de maio, o setor de rochas ornamentais do estado do Espírito Santo, maior produtor e exportador de rochas do Brasil. Durante a viagem, realizada a convite do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), ele anunciou a previsão de que seja firmado acordo, na ordem de R$ 30 milhões, para estimular as exportações brasileiras do segmento no mercado internacional. O presidente do Centrorochas, Frederico Robison, acompanhou toda a agenda que contou com visita a empresas nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.
“A Apex-Brasil está finalizando um projeto para incentivar, para aumentar, as exportações do setor de pedras ornamentais, não só diversificando, mas também agregando valor aos produtos que saem do Espírito Santo. Eu acho que isso é muito importante, mostra que o setor é reconhecido, valorizado e tem uma grande capacidade de gerar emprego, renda e riqueza para o país”, afirmou Bento Albuquerque.
Durante a visita, o Ministro conheceu a CS3 Revestimentos, empresa que possui expressiva atuação no mercado de rochas ornamentais no Brasil e em 27 países. Também conheceu a Bramagran, empresa de rochas ornamentais com mais de 30 anos no mercado, e a MG2, que está ampliando seu parque industrial para atender o mercado interno e externo.
Além disso, realizou visita à Itaoca Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim, onde foram apresentados os processos para extração de materiais. Também visitou a empresa Mineração Capixaba, pioneira na extração de mármore na região Sul do estado. A Magban também recebeu a visita do Ministro e sua comitiva, onde foram apresentados processos de beneficiamento dos principais materiais trabalhados.
Empresários do setor destacaram a importância da visita do Ministro, motivo de satisfação, haja vista que este gesto demonstra o reconhecimento do Governo Federal quanto a pujança e importância do setor, salientado ser esta a primeira vez que um Ministro de Minas e Energia visita empresas do setor de rochas ornamentais.
As exportações brasileiras de rochas ornamentais apresentaram, no primeiro quadrimestre deste ano, um crescimento de 28,5% no faturamento em relação ao mesmo período de 2020. As exportações capixabas também tiveram crescimento de aproximadamente 28%. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Centrorochas e Sindirochas, entidades representantes do setor.
Crédito fotos: Bruno Spada/MME; Wallace Hull; Fabiano Oliveira; Karina Porto Firme
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024