Um novo passo para composição da representatividade do setor de rochas nacional foi dado na última quinta-feira, 11 de fevereiro, quando o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) protocolou proposta de novo projeto setorial junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).
Como entidade, nosso objetivo com o plano registrado é fortalecer e aumentar a presença das rochas brasileiras no mercado internacional. A insatisfação do empresariado com a estagnação no volume de exportações, que há 12 anos praticamente não registra alteração em seus números, nos levou a desenvolver uma proposta inovadora e, de forma inédita, desenvolvida com a ampla participação das empresas do segmento.
O setor de rochas brasileiro é detentor do maior convênio com a agência nacional e iniciou, no final de 2019, um trabalho para revisão do processo de apoio ao segmento e elegeu o Centrorochas como representante nacional. Desde o ano passado, a entidade fortaleceu o processo de mobilização empresarial para construção desse novo projeto para o setor, que contou com participação ativa dos empresários e apoiadores aderente aos anseios do segmento por uma nova representatividade nacional, dentre estes, lideranças do setor no Rio de Janeiro e os sindicatos patronais dos maiores estados exportadores do Brasil: Sindirochas-ES (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais) e Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará).
Na última quinta-feira, 11, divulgamos um comunicado informando sobre o protocolo do ‘It’s Natural: Brazilian Natural Stone” junto à Apex-Brasil. O texto reforça que o trabalho em conjunto foi e continuará sendo nosso grande diferencial, aliado à transparência durante toda a execução do projeto. A partir de agora, a agência nacional fará uma criteriosa análise na proposta para emitir seu parecer. E nós continuaremos trabalhando unidos, com clareza e lisura, como foi feito durante toda execução da proposta. Juntos somos mais fortes e espalharemos todo nosso orgulho e confiança na potencialidade do setor de rochas tanto no Brasil como em todos os países do globo.
Fabio Cruz, vice-presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024