
A agenda consolidou o posicionamento das rochas naturais brasileiras como mineral não metálico crítico e essencial para a cadeia da construção residencial americana. O trabalho, agora segue para novas etapas no Brasil, com debates previstos no Stone Core, encontro de lideranças setoriais, em novembro.
A Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) concluiu, na última semana (de 20 a 28 de outubro), uma agenda estratégica nos Estados Unidos voltada ao fortalecimento das relações institucionais e à promoção comercial com especificadores do mercado norte-americano. A ação integrou palestra na Embaixada do Brasil em Washington como parte do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, realizado pela Centrorochas em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre os dias 20 e 22 de outubro, em Washington, D.C., a delegação composta pelo vice-presidente Fábio Cruz, e a head de comunicação, Karina Porto-Firme, participou de reuniões com representantes do governo americano, think tanks, entidades empresariais e imprensa. O objetivo foi apresentar o papel das rochas naturais brasileiras na cadeia de construção residencial americana, que depende de importações para suprimento de materiais. Hoje, os Estados Unidos importam cerca de 85% das rochas que utilizam, e o Brasil é o principal fornecedor, respondendo por aproximadamente 26% das compras do país.
Nas reuniões, os representantes setoriais reforçaram que o Brasil complementa, e não concorre com a indústria doméstica norte-americana: enquanto os EUA produzem materiais voltados a pisos, fachadas e obras públicas, o Brasil fornece rochas semi-beneficiadas, amplamente aplicadas em bancadas de cozinhas e banheiros, gerando emprego e renda dentro do próprio mercado americano.
Também foram discutidos temas como as tarifas adicionais aplicadas aos produtos brasileiros, a importância da inclusão de granitos e mármores na lista de exceções, e o avanço de práticas de controle seguro de sílica no processo de beneficiamento, tema em destaque especialmente no estado da Califórnia.
A agenda contemplou encontros com a Council of the Americas (AS/COA) e o Center for Strategic & International Studies (CSIS), nos quais foram discutidas oportunidades de nearshoring e integração produtiva Brasil–EUA, além da participação na conferência Forecast on Latin America and the Caribbean, promovida pela U.S. Chamber of Commerce.
Na sequência, a Centrorochas participou da Bond Custom, realizada na Flórida, evento que reuniu arquitetos e designers especializados em residências de alto padrão. Durante dois dias, foram realizadas 24 apresentações para mais 60 profissionais sobre as rochas naturais brasileiras, destacando diversidade geológica e aplicações em projetos contemporâneos. “Essa missão mostrou que há espaço para ampliar o uso da pedra natural brasileira nos Estados Unidos, especialmente pela sua qualidade, consistência de fornecimento e valor agregado ao mercado americano”, afirmou Fábio Cruz.
Avanço internacional se converte em ação estratégica
A agenda internacional nos Estados Unidos será aprofundada e traduzida em planejamento durante a 2ª edição do Stone Core, encontro estratégico do setor de rochas naturais, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).
O evento reunirá lideranças empresariais de todo o Brasil, especialistas em economia, logística, política tributária e representantes do governo do Espírito Santo, maior estado exportador do país, para discutir:
- Cenários internacionais para 2026
- Ambiente de negócios e competitividade
- Reforma tributária e seus impactos no setor
- Caminhos para fortalecimento institucional e diplomacia empresarial contínua
Programação
07/11 (sexta-feira)
13h30 – Recepção
14h – Abertura: Tales Machado, presidente da Centrorochas
14h10 – Ambiente de Negócios no Brasil e a Estrutura Logística: como os setores estão se organizando para ganhar eficiência, com participação de Léo de Castro, Vice-presidente da CNI e Presidente Emérito da Findes; Júlio Cesar Lourenço, Diretor Comercial da Portocel e Gustavo Serrão, Diretor Presidente da VPORTS
16h – Coffee break
16h20 – Logística Portuária 2026 – Porto Imetame e ZPE Aracruz, com Anderson Carvalho, Diretor do Porto Imetame
17h15 – Centrorochas – Reunião Conselho Administração Aberta, com apresentação das ações realizadas em 2025 e planejamento 2026
18h15 – Encerramento
19h – Coquetel, no Restaurante Origem
08/11 (sábado)
9h00 – Ações integradas pelo setor através das entidades: Sindirochas, Cetemag e Rochativa
9h30 – Apresentação Centrorochas, com Fábio Cruz, vice-presidente da associação
10h00 – Participação especial de Ilson Hulle, Diretor de Estratégias Corporativas da AD Ports Group (Porto de Abu Dhabi)
10h30 – Brunch
11h00 – Painel Impactos da Reforma Tributária para o setor de rochas naturais, com participação de Bruno Aguilar, Auditor Receita Estadual; Luiz Cláudio Fardin, Consultor Tributário, e Henrique Tavares, Consultor Tributário e Presidente OAB 2ª Sub
14h – Encerramento
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas naturais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre a Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Veja também
Setor de rochas naturais lev ...
10 de novembro de 2025
Centrorochas é finalista do ...
17 de outubro de 2025
Brasil acelera criação de ...
15 de outubro de 2025













































