Iniciativa do programa It’s Natural fortalece relações comerciais e posiciona o Brasil como líder em qualidade e diversidade geológica no setor.
Após a apresentação do Estudo de Mercado sobre a Austrália, realizada em setembro e disponibilizado integralmente para as empresas apoiadas pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, foi realizada Missão Prospectiva ao país, em novembro. Na iniciativa, que teve como objetivo estreitar laços comerciais e identificar oportunidades estratégicas para as pedras naturais brasileiras, o setor de rochas brasileiro foi representado pela gerente do projeto setorial, Jessica Machado.
A ação integra o programa It’s Natural, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa é voltado para o incentivo às exportações e visa consolidar o Brasil como líder global em qualidade, inovação e diversidade geológica no setor de pedras naturais.
Parcerias comerciais promissoras
A primeira visita foi à Cinajus, distribuidora de pequeno porte especializada em pedras naturais para pisos e revestimentos. Já cliente do Brasil, a empresa destacou seu foco em materiais cortados e mostrou grande interesse em expandir suas compras, tornando o encontro extremamente produtivo. Seu mercado são pedras cortadas e para áreas externas.
A Avant Stone, renomada distribuidora de chapas de pedras naturais e industrializadas, localizada em Gladesville, a apenas 20 minutos de Sydney, foi o segundo destino. Com um relacionamento consolidado com fornecedores brasileiros, a empresa confirmou sua participação na Marmomac Brazil, com planos já marcados para a viagem em fevereiro de 2025, incluindo ir até o sul do Brasil para conhecer pedreiras de mármore locais. Durante a reunião, foram discutidos desafios logísticos, como a demora no transporte marítimo até a Austrália, destacando a necessidade de soluções conjuntas para otimizar processos.
A visita à Gitani Stone revelou uma empresa com um modelo de negócios completo, que combina showroom, seleção de chapas e produção de projetos. Referência em materiais de alto padrão e com expertise em quartzitos, a empresa destacou o crescente interesse por pedras naturais brasileiras no mercado premium australiano.
Além disso, o Centrorochas explorou o segmento de especificação de projetos, visitando empresas como a Surface Gallery e a Made by Alas. Ambas compartilharam experiências positivas com pedras brasileiras já utilizadas em projetos, enfatizando a importância do envio de amostras para facilitar futuras especificações. As empresas também expressaram otimismo quanto à alta demanda esperada para 2025, em parte impulsionada pela nova legislação australiana que restringe o uso de pedras industrializadas.
A missão foi concluída com visitas à Lux Marble e à Marble Plus, duas referências em pedras naturais no mercado australiano. Ambas destacaram o interesse em estreitar relações com o Brasil e mencionaram compras recentes de materiais como o quartzito Taj Mahal e quartzitos verdes, que estão em alta no país.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024