Ex-presidente do Centrorochas é homenageado na abertura da Vitoria Stone Fair 2020

  • Home
  • Notícias
  • Ex-presidente do Centrorochas é homenageado na abertura da Vitoria Stone Fair 2020

O Ex-presidente do Centrorochas, José Antônio Guidoni, recebeu homenagem durante a solenidade de abertura da Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020, realizada nesta terça-feira, 11 de fevereiro. A placa de homenagem foi entrega pelo presidente do Sindirochas, Tales Machado, e pelo atual presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais, Frederico Robison em reconhecimento pelo  seu trabalho que culminou na promulgação da lei que incluiu a exploração de rochas ornamentais e de revestimento e de carbonatos de cálcio e de magnésio no regime de licenciamento ou de autorização e concessão, promulgada em janeiro deste ano.

 

Também foram homenageados o ex-senador Ricardo Ferraço, o Deputado Federal, licenciado, Paulo Foleto, a Deputada Federal, Greyce de Queiroz Elias, o Deputado Federal, Evair de Melo e o Deputado Federal e Coordenador do Setor de Rochas da Frente Parlamentar da Mineração, Josias da Vitoria. A todos, o Sindirochas reforçou seu agradecimento pelo apoio e empenho na Câmara Federal para tramitação do Projeto.

 

Com a presença de 240 marcas, a solenidade de abertura da feira consolidou a denominada terceira onda exportadora – a primeira foi a de blocos; a segunda, de chapas; e agora é a agregação de valor aos materiais através de tecnologia. A cerimônia contou com a presença de importantes empresários, políticos e autoridades, como a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas; secretários de estado; diretora da Agência Nacional de Mineração (ANM), Débora Toci Puccini, e outros.

 

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, reforçou o crescimento do setor no último ano, que superou a marca de US$ 1 bilhão em exportações e destacou o atual momento. “A modernização e o constante lançamento de materiais fez uma expansão para novos mercados, e chegamos a denominada terceira onda, na qual as rochas são apresentadas com foco na agregação de valor. A Vitoria Stone Fair tem significativa participação na expansão do setor pelo mundo, pois é um evento integrador que proporciona vários links de oportunidades no setor produtivo, de consumo e ainda na especificação dos produtos, primando pela valorização da aplicabilidade das rochas naturais”.

 

O presidente da Abirochas falou dos desafios do segmento, que incluem infraestrutura, burocracia e legislação. “A 49ª edição de uma feira é por si só o reflexo do êxito de um setor empresarial, que ocorre em um momento de expectativa da retomada do crescimento do país, mas também de desafios. Estamos no que chamamos de terceira onda exportadora, que é de contribuir para que a indústria exportadora brasileira entre no mercado de construção e arquitetura dos Estados Unidos, inserindo o Brasil no mercado de produto final”.

 

Prova desse novo momento é a exposição Brazilian Stones Original Design, da Abirochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que acontece em um espaço exclusivo da Vitoria Stone Fair com a apresentação de obras de 21 designers e arquitetos e curadoria de Vivian Coser.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Leonardo de Castro, falou da importância da atividade, que emprega mais de 25 mil pessoas, e do apoio da entidade para o desenvolvimento dos negócios.

 

A vice-governadora ressaltou o crescimento da mineração no Estado e colocou o governo como aliado para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e dialogar com o governo federal. Ela ainda destacou o envolvimento da classe empresarial, de arquitetos e designers no fortalecimento do evento.

 

Decreto

Na ocasião, o Governo do Estado também assinou um decreto prorrogando até o dia 09 de junho de 2020 o pagamento do ICMS das operações realizadas durante a feira. O documento foi assinado pelo secretário da Fazenda, Rogélio Amorim, e pela vice-governador Jaqueline Moraes.

 

A feira

A Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020 reúne mais de 240 expositores, com previsão de público visitante de mais de 18 mil pessoas. O evento é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas.

 

 

Tags: