No dia 06 de julho, em Brasília, ocorreu uma reunião com a presença do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para discutir a importância do Brasil como um dos principais players mundiais no setor de rochas ornamentais. O encontro contou também com a participação de Fabio Cruz, vice-presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), e foi intermediado pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo).
Durante a reunião, enfatizou-se a grande potencialidade do setor no Brasil, que detém a maior geodiversidade do mundo. O representante do setor empresarial destacou ainda o baixo impacto ambiental da produção de rochas ornamentais em comparação com outras opções de revestimento. Também foi discutida a necessidade de apoio do Governo Federal para melhorias logísticas previstas no Espírito Santo, estado responsável por 82% das exportações de rochas do país.
Fabio Cruz entregou um documento reforçando o apoio do setor nacional ao projeto de implantação do Complexo Portuário da Imetame e solicitando a colaboração do Governo Federal na liberação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do país, que será operada dentro desse complexo portuário em construção na cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo. O Imetame Porto Aracruz, previsto para ser concluído até o final de 2024, tem o objetivo de atender diversos setores no embarque e desembarque de contêineres, carga geral e, é claro, rochas ornamentais.
A agenda com o Governo Federal foi articulada pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Bandes, e contou com a presença do empresário e vice-presidente do Centrorochas. A comitiva incluiu também Paulo Brusqui, assessor especial do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e Marcos Kneip, diretor de Novos Negócios do Bandes.
Além disso, o grupo teve reuniões na ApexBrasil durante sua estadia em Brasília. Durante o encontro com a diretora de negócios da Agência, Ana Paula Repezza, foram discutidas alternativas para o processo de internacionalização das empresas brasileiras do setor de rochas, visando desenvolver estratégias que permitam avançar nesse processo. Outros representantes da ApexBrasil, como a gerente de indústria e serviços, Maria Paula Velloso, o gerente de Inteligência de Mercado, Igor Celeste, e a gerente regional para atração de investimentos, Jacy Braga, também participaram da reunião com o grupo.
É relevante mencionar que o Centrorochas, em parceria com a ApexBrasil, está executando o programa “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, que busca incentivar as exportações de rochas ornamentais brasileiras por meio de ações estratégicas de internacionalização, incluindo promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024